Visite acervos de bibliotecas temáticas paulistanas

Com a reabertura parcial da biblioteca Mário de Andrade na última quarta-feira (21), os paulistanos podem contar novamente com sua principal biblioteca.

Crédito: Divulgação

Enquanto o espaço passava por reforma, algumas bibliotecas da cidade se modernizaram, ampliaram acervo e até se especializaram em temas. Acervos exclusivamente dedicados a poesia, cultura popular, música, cinema, ambiente e literatura fantástica foram criados.

A maioria oferece ainda extensa programação cultural. Conheça as principais bibliotecas temáticas de São Paulo.

Biblioteca do Instituto Goethe
Biblioteca especializada em informações sobre a Alemanha, aberta ao público interessado na cultura do país. O acervo, que inclui livros, periódicos, vídeos e CDs, é quase todo em língua alemã e abrange literatura, filosofia, história e artes contemporâneas, além de material para o estudo do idioma. Há também um pequeno acervo de obras infanto-juvenis. O material pode ser retirado.
Informe-se sobre o local

Biblioteca e Centro de Informação do British Council e da Cultura Inglesa
Localizada no Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros, o local disponibiliza acervo especializado em literatura britânica contemporânea e serviços de orientação ao cliente. Há ainda equipe especializada para orientação dos visitantes e acesso à Internet para pesquisa sobre o Reino Unido, entre outros serviços.
Informe-se sobre o local

Biblioteca Hans Christian Andersen
A tradicional biblioteca, inaugurada na década de 1950, foi reformada recentemente e ganhou um acervo especializado em contos de fadas. Além da coleção de 17 mil títulos infanto-juvenis, o espaço recebeu novos livros e foi decorado com motivos infantis e estantes no formato de castelos e arco-íris. Conta com uma programação constante de teatro e narração de histórias para os pequenos.
Informe-se sobre o local

Biblioteca Louis Braille
O espaço reúne mais de 6.000 títulos, entre livros em braille e audiolivros, além de computadores com programas específicos para a acessibilidade dos usuários.
Informe-se sobre o local

Crédito: Sylvia Masini/Divulgação
Ambiente da Biblioteca Viriato Corrêa, na Vila Mariana (zona sul de São Paulo), cujo acervo é especializado em literatura fantástica

Biblioteca Mário Schenberg
A biblioteca promove diversos eventos, abriga um acervo geral, em braile, e outro voltado para a divulgação da cultura científico-tecnológica.
Informe-se sobre o local

Biblioteca Paulo Emílio Salles Gomes
A biblioteca da Cinemateca é especializada em cinema e frequentada principalmente por estudantes universitários. O acervo, quase todo composto por doações, inclui livros, revistas, roteiros e trabalhos acadêmicos sobre o tema, além de folhetos e cartazes de filmes. Destaque para a hemeroteca, uma coleção de artigos sobre cinema publicados nos principais jornais, desde 1954.
Informe-se sobre o local

Biblioteca Pública Belmonte
A biblioteca é especializada em cultura popular, oferecendo, além do acervo comum, um acervo específico e ampla programação cultural. Desde abril de 2008, o local vem destacando um tema específico de cultura popular por mês, envolvendo oficinas, cursos, apresentações musicais e teatrais, saraus, etc.
Informe-se sobre o local

Biblioteca Raul Bopp
A biblioteca, instalada na região central da cidade de São Paulo, conta, além do acervo de livros, com área temática em ambiente e programação com diferentes atividades para diversas faixas etárias.
Informe-se sobre o local

Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima - Temática em Poesia
A biblioteca --que abriga um grande acervo de livros de poesia nacional e internacional-- promove atividades complementares, como encontros de poesia, acervo com ensaios, críticas e biografias de escritores, entre outras programações.
Informe-se sobre o local

Biblioteca Pública Temática em Música Cassiano Ricardo
Com a implantação da temática em música, a biblioteca adquiriu 500 novos títulos sobre o assunto. O acervo foi planejado com o intuito de atender aos vários interesses que se ligam à música, contemplados a partir de dois eixos pelos quais ela se realiza no nosso dia a dia. De um lado, coloca-se o ensino musical, a prática (profissional ou amadora) e a pesquisa (acadêmica ou mesmo diletante). De outro, as três formas diversas por meio das quais as músicas se produzem e são ouvidas: a canção e a música popular-comercial, a canção e a música popular de tradição oral e a música de tradição erudita.
Informe-se sobre o local

Biblioteca Viriato Corrêa
Especializada em literatura fantástica, a biblioteca tem paredes, teto e janela decorados com reproduções de gravuras e desenhos ligados ao seu universo temático. O mobiliário, com peças antigas reformadas, é composto por estantes tortas. O acervo, com 2.073 livros, explora temas como a vida dos mortos e as relações entre espírito e matéria. Na programação, shows, espetáculos infantis, cinema e eventos, como o 2º HQ em Pauta, que reúne profissionais dos quadrinhos a partir do dia 31.

Biblioteca Viriato Corrêa - r. Sena Madureira, 298, Vila Mariana, zona sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/5573-4017. Ter. a sex.: 10h às 19h. Sáb. e dom.: 11h às 18h. Classificação etária: livre.

Gibiteca Monteiro Lobato
Dona do maior acervo infanto-juvenil da cidade, a biblioteca Monteiro Lobato acaba de ganhar uma gibiteca. Cerca de 3.500 exemplares, entre gibis, álbuns, mangás, fanzines e RPG, compõem a nova coleção. O espaço também irá promover encontros e oficinas sobre quadrinhos.
Informe-se sobre o local

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais