Guia seleciona pratos "paulistanos da gema" para o dia 25

Para comemorar o aniversário de 457 anos da cidade de São Paulo (comemorados no próximo dia 25), o Guia elaborou um roteiro com pratos tradicionais da cidade (que remontam à cozinha caipira) ou emblemáticos da cultura gastronômica da metrópole:

Bauru do Ponto Chic
O sanduíche que ganhou fama na lanchonete Ponto Chic é preparado em São Paulo de forma diferente da produzida na cidade que lhe dá o nome --aqui, a receita leva rosbife, queijo, tomate e pepino, no pão francês (enquanto as outras versões incluem, muitas vezes, presunto). A tradição da receita vem da década de 30, quando o local abriu as portas.
Informe-se sobre o local

Crédito: Divulgação

Cuscuz paulista
Fruto de uma lista generosa de ingredientes --que pode incluir legumes, camarão, ovos, frango e farinhas de milho e de mandioca-- o prato descende dos costumes de bandeirantes e índios. Na Mercearia do Conde, está presente em um menu que comemora o aniversário da cidade de 24 a 28 de janeiro. Na unidade do Itaim do Bar des Arts, um almoço especial servido no dia 25 em sistema de bufê (R$ 74) inclui o prato (e outras receitas tradicionais, como virado à paulista).
Informe-se sobre o Bar des Arts
Informe-se sobre a Mercearia do Conde

Filé do Moraes
Conta a história que Adoniran Barbosa compôs "Trem das Onze" em uma das mesas desse tradicional restaurante da cidade, cujo primeiro endereço data de 1914. Ganhou fama por conta de um filé de 500 g rosado e suculento por dentro, torradinho por fora, e acompanhado de dentes de alho e agrião.
Informe-se sobre o local

Pastel de feira
A guloseima, item obrigatório nas feiras públicas da cidade, é tratada com tanto respeito na cidade que existe um concurso organizado pela Secretaria de Coordenação de Subprefeituras --há uma promessa de eleger também, em 2011, o melhor caldo de cana. Se não quiser esperar o dia da feira para comer o pastel, escolha entre sabores como carne louca, pernil ou bacalhau no Pastel Croc.
Informe-se sobre o local

Virado à paulista
Prato oficial das segundas-feiras nos restaurantes das antigas, leva em sua composição tutu de feijão, arroz, bisteca de porco e itens como couve, ovo frito e banana à milanesa. A receita data da época das bandeiras, em que o alimento precisava ser armazenado por um tempo mais longo e transportado por longas distâncias.
Informe-se sobre o local

Sanduíche do Mercadão
O enorme recheio de mortadela faz com que comensais atravessem a cidade em busca desse sanduíche servido no Mercado Municipal de São Paulo, um prédio histórico que vale o passeio.
Informe-se sobre o local

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais