"Os grandes instrumentistas são frutos do sofrimento", diz Marcel Powell

Crédito: Divulgação

Quatro anos depois de "Aperto de Mão", o violonista Marcel Powell lança oficialmente seu quinto disco, "Corda com Bala" (2009). Nesta quinta-feira (26), o filho de Baden, apresenta o novo trabalho no Sesc Santana (região norte de São Paulo), gravado em trio com Josias Pedrosa (baixo) e Sandro Araújo (bateria), que também o acompanham no palco.

Com notas velozes e técnica de mestre, Powell interpreta obras de grandes compositores da música brasileira. Mais jazzístico e alegre que o trabalho solo anterior, passa por Tom Jobim, em "O Morro Não Tem Vez", por Lamartine Babo, em "Serra da Boa Esperança", Gilberto Gil e Dominguinhos em "Lamento Sertanejo", Sivuca e Gloria Gadelha, em "Feira de Mangaio", e, como de costume, resgata composições de seu pai, como "Chora Violão" e a inédita "Um Abraço no Trio Elétrico".

De sua autoria, o solo "Lamento Fluminense" é uma das mais belas --e das poucas tristes-- do disco. "Eu não me dedico muito a compor. Talvez até deveria, mas não é algo que eu sinta vontade de fazer. Mas essa composição veio pronta na minha cabeça, depois que um colega meu percussionista sugeriu que eu fizesse uma música para a cidade do meu pai, Varre-Sai [RJ]", conta Powell. "Eu nunca fui para lá, não sei como a cidade é, se a música tem a ver. Mas ela é feita em uma afinação que meu pai usava bastante e nela com certeza há muitas influências dele".

Única internacional de "Corda com Bala", "Cry Me a River", composta por Arthur Hamilton e famosa na voz de Diana Krall, entrou no disco nos últimos minutos. "Estávamos no final das gravações e precisávamos colocar mais músicas de trio. Estava com uma música já definida, mas teve um dia que passei na casa do João de Aquino, que é produtor do 'Aperto de Mão', e ele estava assistindo o DVD da Diana Krall. Queria me mostrar um grande guitarrista que ela tem e calhou de estar na 'Cry Me a River'. Tem muita coisa que eu ouço e já vejo como a música vai soar. E achei que aquela funcionaria bem com meu trio", explica.

Powell conta que o repertório do show será 70% de "Corda com Bala". Há também uma música de trio, que não está gravada, "Deixa", uma composição de Baden com Vinicius de Morais. "Gosto de explorar meu lado solo também nas apresentações com meu trio. Farei 'Chora Violão', um choro que meu pai compôs e que praticamente ninguém conhece. Depois faço um 'medley' sozinho também, tocando algumas coisas do Ary Barroso e outras do 'Aperto de Mão'", detalha.

Crédito: Divulgação

A música instrumental

"Dentro da música instrumental, coloco o Duofel como um dos principais. É um duo maravilhoso de violões, são artistas completos em todos os quesitos musicais", destaca Powell. "Todos os grandes instrumentistas são frutos de várias influências sofridas. Temos muitos exemplos disso na nossa música, como o meu pai".

Hamilton de Holanda, Armandinho Macedo, Yamandu Costa, Alessandro Penezzi, Caio Marcio, Marcos Tardelli, os bandolinistas Luis Barcelos e Danilo Brito também ganham a admiração de Marcel Powell. "Tem também o pianista Michel Petruciani, grande jazzista francês, o cubano Arturo Sandoval, trompetista que admiro muito, Paquito de Rivera, saxofonista e clarinetista da pesada. Marco Pereira, que conheci quando tinha 11 anos de idade, na Martinica, é o mais completo, passeia pelo erudito e pelo popular com maestria".

Em um futuro próximo, Powell pretende gravar um disco com Victor Biglione --com quem forma um duo de violões-- em homenagem a Gonzaguinha.

Discografia e participações

"Baden Powell & Filhos Ao Vivo" (1994)
"Samba Novo - Acordes de Paixão" (2002)
"A Bossa de Billy Blanco" (2004)
"Baden Powell - Suíte Afro Consolação" (2004)
"Aperto de Mão" (2005)
"Cauby Canta Baden" (2005)
"Que Falta Você me Faz" (2005), de Maria Bethânia
"Corda com Bala" (2009)

Informe-se sobre o evento

Leia mais em Shows

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

End.: av. Luiz Dumont Villares, 579, Santana, região norte, São Paulo, SP. Classif. etária: 12 anos.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais