Curadores do Risadaria indicam atrações imperdíveis

A programação do Risadaria, maior evento de humor da América Latina, conta com mais de 200 atrações até domingo (25), no Pavilhão da Bienal (zona sul de São Paulo).

Para não se perder em meio a tanta coisa, o "Guia" pediu uma ajuda aos curadores do evento para indicar as atrações imperdíveis deste ano. Abaixo, veja os preferidos de Diogo Portugal, Marcelo Tas, Caco Galhardo, Paulo Bonfá, Marcelo Madureira e Wellington Nogueira.

Crédito: Shinji Nagabe/Divulgação Curadores do Risadaria 2012: a partir da esq., Paulo Bonfá, Wellington Nogueira, Caco Galhardo, Marcelo Tas, Marcelo Madureira e Diogo Portugal
Curadores Paulo Bonfá, Wellington Nogueira, Caco Galhardo, Marcelo Tas, Marcelo Madureira e Diogo Portugal


DIOGO PORTUGAL, HUMORISTA

"O Risadaria tem humor para todos os gostos. Para os comediantes, é uma grande confraternização e, para o público, é um resumo de tudo que existe na área do humor atualmente. Uma das coisas que acho imperdível no Risadaria é assistir imagens que fazem parte do acervo de grandes emissoras e que foram cedidas para o evento. Dá para ver e ouvir programas de humor antigos como "Família Trapo", "Satiricom", "Planeta dos Homens", "Balança, Mas Não Cai" e muitos outros. É uma espécie de museu do humor! Indico também a área de humor gráfico, as tirinhas dos cartunistas impagáveis que foram pré-selecionadas por quem entende muito do assunto"


MARCELO TAS, JORNALISTA

"O Risadaria é a maior celebração do humor no Brasil, tirando é claro a TV Senado, que é imbatível. Imperdível: como o tempo é curto --só quatro dias-- e a programação é super intensa, duvido que você baixe na Bienal e não encontre coisas imperdíveis a qualquer hora ou dia. Se puder se planejar, não deixe de buscar a mostra e homenagem ao trapalhão Renato Aragão. O cara é mestre e quase nunca dá as caras do seu trabalho fora da tela da TV Globo. Há ainda um comediante português, Ricardo Araújo Pereira, do grupo Gato Fedorento, sucesso na TV e na internet d'além mar. A imitação dele do técnico Felipão é muito aguardada. Sugiro ainda o debate "Fronteiras do Humor na TV" e a final do Campeonato Brasileiro de Stand-Up, em que espero no mínimo o inesperado. Estarei em ambas."


CACO GALHARDO, CARTUNISTA

"Neste ano o humor gráfico é dedicado à rapaziada dos fanzines, na exposição "Terra de Fanzines", que ocupa (já uma tradição) toda a extensão da grande rampa da Bienal. Muitos cartunistas começam suas carreiras com as tais revistinhas independentes e hoje atravessamos um momento muito especial, com fanzines de altíssima qualidade. Uma amostra dessa produção mais recente é o que teremos na exposição deste ano. Imperdível."


PAULO BONFÁ, HUMORISTA

"Para quem visitar o Risadaria, as surpresas são muitas, porém eu destaco duas áreas muito legais: humor no rádio e humor gráfico. O rádio apresenta os melhores e mais engraçados momentos do grupo humorístico "Café com Bobagem", responsável por influenciar toda uma geração de comediantes.Já o humor gráfico destaca o underground dos desenhos cômicos, exibindo pela primeira vez fanzines engraçados que serão sucesso num futuro próximo!"


MARCELO MADUREIRA, HUMORISTA

"Os antigos programas de humor, pra mim, são sempre imperdíveis. O Risadaria traz a cada ano ótimas atrações televisivas, como, por exemplo, a "Família Trapo", ainda em preto e branco, com o Ronald Golias."


WELLINGTON NOGUEIRA, DO DOUTORES DA ALEGRIA

"O que considero imperdível é o Risadaria Kids, para as crianças de 2 a 12 anos, as apresentações dos Doutores da Alegria, é claro, a homenagem ao Renato Aragão e a série Encontros Gozados, para todos os gostos, onde o público vai conhecer o trabalho do mímico mais politicamente incorreto do mundo, *Billy, The Mime*!"

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais