Em "Sacrifício", Forjaz e Bonassi subvertem Shakespeare

A diretora Cibele Forjaz e o dramaturgo Fernando Bonassi encontraram em "Romeu e Julieta", uma das mais populares obras de Shakespeare, a base para o novo espetáculo do Núcleo Experimental de Artes Cênicas do Sesi.

Crédito: Divulgação
Cena da peça baseada em "Romeu e Julieta", que estreou sexta, no Centro Cultural Fiesp

"Sacrifício", que iniciou temporada na sexta-feira (22), foi concebida a partir do impacto que o texto provocou quando discutido com o grupo de 12 jovens atores. "É uma peça que fala, sobretudo, da potência do amor", diz Forjaz. "O amor é colocado como uma forma de catarse da violência, pois revela a sua falta de sentido". Nesta versão, a morte dos dois amantes é encarada como uma forma de pôr fim a interminável guerra entre as famílias inimigas e instaurar a paz.

Bonassi e a diretora da Cia. Livre de Teatro, que já trabalharam juntos em montagens como "Woyzeck, o Brasileiro" (2003), não atualizaram o texto nem o transportaram para nenhuma época determinada. Algumas passagens, especialmente os diálogos entre Romeu e Julieta, estão intactas. Outros trechos, no entanto, foram subvertidos e aparecem completamente reescritos.

Leia mais

Livraria da Folha

Especial

Endereço: av. Paulista, 1.313, Bela Vista, região central, São Paulo, SP. Classificação etária: livre.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais