Brigas, distância e ciúmes marcam vida de gêmeos em "Dois Irmãos"

A história conturbada entre dois irmãos gêmeos vai sendo contada por meio de uma sequência dinâmica de cenas, sob os olhares atentos do público, que vê diante de si os pequenos indícios de ciúmes na infância se transformarem em embates fervorosos na fase adulta.

Crédito: Divulgação

Adaptado do romance homônimo de Milton Hatoum e dirigido por Roberto Lage, o espetáculo "Dois Irmãos" mostra fragmentos dessa relação familiar em constante mudança, a partir do relato dos próprios personagens.

A peça fica em cartaz até 15 de março no teatro Imprensa (região central da capital paulista), de sexta-feira a domingo.

Para Jiddu Pinheiro, que dá vida ao personagem Omar, a disputa acirrada entre os gêmeos poderia ter sido evitada se Yaqub (interpretado por seu irmão Gabriel Pinheiro) não tivesse sido mandado pelos pais para o Líbano durante cinco anos, na adolescência, com o intuito de apagar o ódio que já se figurava entre os dois.

"O fato de Yaqub ter ido morar numa aldeia com parentes estranhos acabou significando para ele uma punição severa e absurdamente injusta. Isso sim fez crescer nele um ódio pelo irmão, que desde o nascimento foi preferido e beneficiado pela mãe."

Crédito: Divulgação

A viagem ocorre após uma briga na qual Omar rasga o rosto do irmão por causa de ciúme, quando eles tinham 13 anos. "Poderia ter sido apenas uma briga de crianças que acabou passando dos limites e machucando de verdade. Se fosse somente isso, não seria motivo para um ódio de uma vida inteira", diz o ator.

A mãe, o pai, a irmã deles e a índia que também vive na casa com seu filho compõem o cenário de dramas e revelações, que envolve a plateia em aproximadamente duas horas de espetáculo. "Algumas cenas me emocionam, mas o que realmente me comove é enxergar verdade nos olhos dos meus colegas de cena", completa Jiddu.

Além de Jiddu Pinheiro e Gabriel Pinheiro, o elenco reúne Bete Correia, Imara Reis, Luiz Damasceno, Rodrigo Ramos, Tatiana Thomé e Vivianne Pasmanter.

Informe-se sobre o evento

Leia mais

Especial

Livraria da Folha

Direção: Roberto Lage. Duração: 110 minutos. Classificação etária: 14 anos.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais