6ª Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo começa no CCSP

A 6ª Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, realizado pela Cooperativa Paulista de Teatro e pelo Instituto Internacional de Teatro do Brasil, apresenta, a partir desta terça-feira (26), no Centro Cultural São Paulo, um festival que reúne 11 companhias da América do Sul, Central e Europa.

Durante sete dias --até 1º/5--, o público poderá conhecer a produção teatral de diversos países, tudo de graça, além de exposições de fotos, material gráfico e exibição de vídeos de mostras anteriores. Confira:

Crédito: Amilcar Persichetti/Divulgação

Oxlajuj B'Aqtun
Vem da Guatemala o grupo Sotzil, que narra a histórias que envolve seres deste e de outros mundos e o conflito entre espíritos do bem e do mal.

Sala Adoniran Barbosa. Ter.: 20h30. 90 min. Não recomendado para menores de 12 anos.

Formas de Brincar
O jogo das cinco marias é a base para o espetáculo performático do Erro Grupo, de Florianópolis, que propõe uma releitura da brincadeira.

Passarela do Metrô Vergueiro. Qua.: 12h. 50 min. Livre.

Notas para um Viaje Interminable
O Nuevodrama, da Argentina, celebra os 200 anos da Revolução de Maio com uma viagem ao tempo na história do seu país.

Sala Jardel Filho. Qua.: 21h30. 100 min. Não recomendado para menores de 12 anos.

La Mujer Justa
Na versão teatral da novela de Sándor Márai, o Teatro Circular de Montevidéo conta uma história de amor e traição em que as diferenças sociais são marcantes.

Espaço cênico Ademar Guerra. Qui.: 21h. 80 min. Não recomendado para menores de 12 anos.

Los Niños Perdidos
A companhia Produciones Micomicón vem narrar a história da morte e do desaparecimento de crianças na Espanha.

Sala Jardel Filho. Qui.: 21h. 90 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Eretz Amazônia
O grupo TESC, de Manaus, mostra sete peças curtas sobre o processo de integração dos judeus sefaradistas, primeiro grupo de imigrantes a chegar na Amazônia a partir de 1810. O espetáculo mostra a imigração como um dos fatores da formação do povo da Amazônia.

Sala Ademar Guerra. Sex.: 21h. 105 min. Não recomendado para menores de 12 anos.

Café Quente em Noite Fria ou o Ensaio sobre a Lenda do Ouro Verde
A peça do grupo Caos & Acaso de Teatro, de Londrina, Paraná, é ambientada no período da grande Geada Negra, que se abateu sobre norte do Paraná, em 1975, e a migração para as terras da Amazônia, em 1976, mostrando respectivamente o fim e o reinício da lenda do ouro verde.

Sala Jardel Filho. Sex.: 21h. 90 min. Não recomendado para menores de 12 anos.

Demonstração do Método de Antunes Filho
Um dos mais importantes diretores de teatro do Brasil vai fazer um bate-papo informal com demonstrações dos exercícios que revelam seu Método de Criação do Ator, com exibição de trechos dos espetáculos "Vereda da Salvação" (1993), "Gilgamesh" (1995) e "Drácula e Outros Vampiros" (1996).

Sala Adoniran Barbosa. Sáb.: 14h. 120 min. Não recomendado para menores de 16 anos.

Fragmentos de Liberdade
O espetáculo do Teatro Varasanta, de Bogotá, é uma reflexão sobre a liberdade. A história da Colômbia é vista como espelho da história dos outros países da América do Sul, questionando até que ponto foi realmente possível transformar as estruturas sociais da colonização nas jovens nações independentes.

Sala Ademar Guerra. Sáb.: 21h. 90 min. Não recomendado para menores de 12 anos.

Respira
A peça, uma união deatores do México, Peru e do Brasil, revisita o passado recente do Peru, o final dos anos de 1970, mostrando a repercussão da vida política do país no interior de uma família de classe media limenha, na época em que surgiu a guerrilha do Sendero Luminoso.

Sala Jardel Filho. Sáb.: 21h. 100 min. Não recomendado para menores de 12 anos.

Teodorico Majestade
A peça baiana do Teatro Popular de Ilhéus narra a últimas horas de um prefeito e conta histórias do jogo político, através das falcatruas praticadas em Ilha Bela. Escrito em forma de cordel, fala sobre a responsabilidade e cidadania de uma população que se revoltou contra Teodorico Majestade, um prefeito corrupto que entregou Ilha Bela ao caos.

Sala Jardel Filho. Dom.: 19h. 70 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Centro Cultural São Paulo - r. Vergueiro, 1.000, Liberdade, centro, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3397-4002. É necessário retirar ingr. a partir do dia 26/4, das 11h às 21h (dois ingressos p/ pessoa). Ingr. p/ tel. 4003-2050 ou p/ site www.ingressorapido.com.br/ prefeitura prefeitura Gratis.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais