Indie 2008 destaca a produção do cineasta japonês Koji Wakamatsu

Até a próxima quarta-feira (12), o Cinesesc recebe a segunda edição paulistana do Indie - Mostra de Cinema Mundial. Serão 40 filmes, em 35 sessões. Um dos destaques deste ano é a retrospectiva do diretor japonês Koji Wakamatsu, que reúne produções inéditas no Brasil. O evento, que acontece há oito anos em Belo Horizonte (MG), tem curadoria de Francesca Azzi, Eduardo Cerqueira e Daniela Azzi.

Crédito: Divulgação

A programação está dividida em cinco grupos. São eles Mostra Mundial --que se subdivide em Novos Diretores/Novos Filmes e Première--, Nippon Connection on Tour, Música do Underground, Premiers Films e Cinema Radical: Koji Wakamatsu.

A seleção Cinema Radical: Koji Wakamatsu apresenta seis títulos do cineasta, conhecido no Japão pelos "pinku eiga" (filmes cor-de-rosa), ou seja, produções eróticas de baixo orçamento. Os filmes do gênero, que por muito tempo não foram distribuídos para outros países, apresentavam os tabus sexuais da sociedade japonesa, mantendo dualidades como proibido/permitido, sexo/política, perversão/violência, e criando regras, como o fato de não exibirem sexo explícito ou nu frontal.

Wakamatsu, que tem em sua filmografia mais de 100 títulos, acrescentou elementos estéticos e políticos aos tradicionais "pink". O Indie 2008 apresenta seis filmes importantes da carreira de Wakamatsu: "Secrets Behind the Wall" (1965), "United Red Army" (2007), "O Embrião Caça em Segredo" (1966), "Go Go Second Time Virgin" (1969), "Êxtase dos Anjos" (1972) e "Crônicas de Bicicleta: Paisagens que o Menino Viu" (2004).

A seção Novos Diretores/Novos Filmes é composta por dez trabalhos inéditos no país, de uma nova geração de cineastas. Entre eles, "Anywhere USA" (idem, 2008), que faz um retrato dos Estados Unidos, dividido em três segmentos: penitência, perda e ignorância. Já a Première conta com duas pré-estréias: "Hannah Takes the Stairs" (idem, 2007), de Joe Swanberg, e "Pegando Fogo" ("Ça Brûle", 2006), de Claire Simon.

O audiovisual japonês jovem e contemporâneo é a característica da programação Nippon Connection on Tour. São obras digitais que apresentam idéias autorais em animação, videoarte, documentários, longas de ficção e curtas. São 16 obras, sendo três longas e 13 curtas. A mostra é realizada com o apoio da Fundação Japão.

Música do Underground, dedicada aos documentários sobre música, contém dois filmes: "Sonic Youth: Dormindo Noites Acordadas" (Sonic Youth: Sleeping Nights Awake, 2007) e "Uma Banda de Um Homem Só" (One Man in the Band, 2008).

A Premiers Films apresenta produções de estreantes franceses, com destaque para "Tudo Perdoado" ("Tout Est Pardonné", 2007), da ex-crítica da Cahiers du Cinéma, Mia Hansen-Løve.

Os ingressos para as exibições custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada). A programação completa do festival está disponível no site www.indiefestival.com.br.

Leia mais

Livraria

Especial

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais