De volta à moda, Abba estrela filme em cartaz em São Paulo

Os integrantes do Abba tinham um visual que hoje é frequentemente visto como cafona. Mas, na época em que fizeram sucesso, na década de 70, eles eram considerados exemplo de grupo musical que sabia se vestir bem. É o que mostra "Abba - O Filme", em cartaz em São Paulo. Mistura de documentário e ficção, o longa de 1977 é dirigido por Lasse Hallström --de "Minha Vida de Cachorro" e "Chocolate".

Crédito: Divulgação

Além da fama de bem vestidos, os integrantes do quarteto pop também eram considerados "limpos" e "sexies", de acordo com o retrato feito pelo longa, que mostra a saga de um radialista em busca de uma entrevista exclusiva durante uma turnê da banda na Austrália --país onde a admiração que o grupo sueco despertava é percebida em filmes como "O Casamento de Muriel" e "Priscilla, a Rainha do Deserto" (ambos de 1994).

Dois casais formavam o Abba: Agnetha Fältskog (a loira) e Björn Ulvaeus, e Benny Andersson (o que usava barba) e Anni-Frid Lyngstad.

O grupo, que ficou famoso ao ganhar o concurso Eurovision em 1974 com a canção "Waterloo", voltou à moda após o êxito do filme "Mamma Mia!" (em que Meryl Streep, Pierce Brosnan e outros atores se aventuram a cantar as músicas de maior sucesso da banda). Madonna também fez sua parte ao usar um trecho de "Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight)" na música "Hung Up" e ao se inspirar no figurino da fase mais disco do Abba. Em agosto do ano passado, o grupo fez história nas paradas britânicas: o álbum "Gold -- Greatest Hits", de 1992, tornou-se o mais antigo a alcançar a primeira posição.

Agnetha

Crédito: AP
Benny Andersson, Björn Ulvaeus, Anni-Frid Lyngstad e Agnetha Fältskog formaram um dos grupos de maior sucesso da música pop

Remasterizada digitalmente, a produção de Lasse Hallström reúne hits como "Waterloo", "Mamma Mia", "Dancing Queen", "Fernando" e "Thank You For the Music". Como o Abba se apresentou pela última vez em 1986 (há rumores de que eles cantaram juntos no aniversário de um amigo em 1999), o filme é uma oportunidade de ver como eram no palco os reis do pop da década de 70.

Algumas das cenas mais engraçadas do longa são comentários sobre a bunda de Agnetha. A cantora chamava a atenção com o figurino que usava na turnê --uma calça branca e muito justa-- e fazia questão de dançar de costas para o público em vários momentos do show, como no hit "Money Money Money".

Também deve divertir os fãs uma sequência ao som de "The Name of the Game" com os devaneios do jornalista, que sonha em ficar amigo dos integrantes do grupo. Algumas das canções de maior sucesso do Abba, como "Super Trouper" e "The Winner Takes it All", ficam de fora do filme --afinal, em 1977, elas ainda não haviam sido lançadas.

O longa é exibido todas as quintas-feiras, às 21h50, no Frei Caneca Unibanco Arteplex (região central). Nesta quinta (19), a exibição ocorrerá às 21h20.

Informe-se sobre o evento

Leia mais matérias da editoria Cinema

Veja outras matérias do Guia da Folha Online

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais