Festival Mix Brasil homenageia Ano da França e longas brasileiros

Crédito: Divulgação
Cena da produção "Do Começo ao Fim", que marca início da 17ª edição do Mix Brasil, em SP

Começa nesta quinta-feira (12), em São Paulo, a 17ª edição do Mix Brasil - Festival de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual. Até o dia 22, o evento exibe curtas e longas variados, que têm em comum o uso de temas relacionados à diversidade sexual.

Nesta quinta, o filme "Do Começo ao Fim" abre a Mostra para convidados e imprensa. A produção, que conta com Fábio Assunção e Julia Lemmertz, discute a relação incestuosa de amor entre dois irmãos.

O Mix Brasil, criado em 1993, também apresenta uma série de atividades paralelas, que incluem a realização de uma oficina de roteiro, shows e debates apresentados pela atriz Marisa Orth. Neste ano, o festival --considerado o maior fórum de cinema GLBT da América Latina-- ainda oferece um panorama de filmes nacionais, além de programação voltada para o Ano da França no Brasil.

Entre os filmes nacionais, um dos destaques é "Meu Amigo Cláudia", dirigido por Dácio Pinheiro, que conta a trajetória da travesti Cláudia Wonder. A produção esteve no 33º Festival de Filmes GLBT de São Francisco.

Premiação

A Mostra Competitiva Brasil reúne 11 curtas-metragens que concorrem ao troféu Coelho de Ouro, prêmio do júri. Já o troféu Coelho de Prata será entregue nas categorias: melhor direção, melhor roteiro, melhor montagem, melhor fotografia e melhor interpretação. O público elege o melhor longa-metragem de ficção, melhor documentário, melhor curta estrangeiro e nacional.

O Canal Brasil oferece R$ 10 mil ao melhor curta, através do Prêmio Canal Brasil de Incentivo ao Curta-Metragem. O vencedor concorre ao Grande Prêmio, de R$ 50 mil, com outros ganhadores de festivais.

Veja a programação completa do festival no site www.mixbrasil.org.br.

Leia mais em Cinema

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais