Atual, "Entre Irmãos" debate efeitos psicológicos de uma guerra

Crédito: Divulgação

O que é pior: morrer em uma guerra ou sobreviver a ela? Esta é a questão central de "Entre Irmãos", refilmagem da produção dinamarquesa de 1984 que estreia na sexta-feira (5) nos cinemas brasileiros. Com elenco estrelado, composto por Tobey Maguire, Natalie Portman e Jake Gyllenhaal, o drama discute os impactos sociais e psicológicos de um combate.

Na trama, Maguire interpreta o capitão Sam Cahill, casado com Grace (Natalie Portman), sua namorada desde os tempos do colégio, e pai de duas filhas. Ele ainda convive com a admiração do pai, ex-fuzileiro, e com Tommy, seu irmão-problema, recém-solto da prisão. Uma missão ao Afeganistão, porém, altera essa ordem, pois Sam é tido como morto e Tommy passa a auxiliar a família do irmão.

Esse processo envolve uma interessante troca de papéis. Tommy conquista o respeito do pai, ao demonstrar novas responsabilidades e cuidados com Grace e as sobrinhas. Com o retorno de Sam, o ex-capitão assume o posto de deslocado, de quem não encontra lugar no mundo e vive assombrado pelas memórias do conflito.

Apesar de certos exageros dramáticos, "Entre Irmãos" cai como uma luva para a realidade norte-americana. Com a permanência de soldados em conflito no Afeganistão, o país deve enfrentar a dura missão de reinserir ex-combatentes à sociedade.

Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais