Tensão social e lirismo caracterizam estreias nacionais

Crédito: Divulgação

"Os Inquilinos"
Assim como em "Salve Geral" (2009), de Sérgio Rezende, a vida de uma família que vive na periferia de São Paulo volta às telas em "Os Inquilinos", que estreia nesta sexta-feira (26). A trama do novo filme de Sergio Bianchi ("Cronicamente Inviável") também tem como pano de fundo a onda de ataques do PCC, em 2006.

Enquanto Rezende procurou dar conta de como a facção criminosa agiu, o diretor paranaense direcionou seu foco para os hábitos de um típico trabalhador da classe C. A rotina de sua família será alterada com a chegada de novos vizinhos. O longa recebeu os prêmios de melhor roteiro e melhor atriz coadjuvante (Cássia Kiss) no Festival do Rio, em 2009.
Informe-se sobre o evento

Crédito: Divulgação

"Pachamama"
As cenas de estrada que se repetem no documentário "Pachamama", de Eryk Rocha, transmitem tanto a solidão de quem parte numa viagem sem rumo, como a liberdade de quem extrapola suas fronteiras.

O cineasta, filho de Glauber Rocha, rodou de carro pelo Peru, pela Bolívia e por parte da Amazônia. O espectador é convidado a andar na garupa de Rocha, que passa por Cuzco, no Peru, e vai até Potosi, na Bolívia. Depoimentos triviais se misturam às vozes exaltadas de líderes políticos. O lirismo ganha força nas passagens menos politizadas, quando, por exemplo, crianças correm atrás do carro de filmagem.
Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais