Guia escolhe sete sessões imperdíveis do Festival de Curtas

O 21º Festival Internacional de Curtas de São Paulo começa nesta sexta-feira (20) com mais de 400 filmes espalhados em dez salas da cidade. Com a proposta de apresentar novos formatos, o evento convoca o público para "conhecer o novo". Todas as sessões são gratuitas. Confira sete programas imperdíveis selecionados pelo Guia.

Veja galeria de fotos dos curtas


MOSTRA BRASIL 6

Crédito: Divulgação

Não perca o curta "Babás", de Consuelo Lins. A cineasta faz um estudo sobre a presença de babás em famílias brasileiras ao longo do século 20. São fotografias de arquivo, álbuns pessoais e anúncios de jornal que ajudam a entender essa relação. Vale também ficar de olho em "Um Rio entre Nós", de Sergio Andrade, por ser uma produção amazonense, pouco vista no circuito comercial.

LATINOS 5

Dois curtas exibidos no Festival de Cannes deste ano estão nessa sessão. Em "Rosa", a diretora argentina Monica Lairana retrata a rotina solitária de uma mulher. Já o cubano "Maya", de Pedro Pío Martín Pérez, mostra os preparativos de um treinador e seu cachorro para um embate mortal.

DARK SIDE

Já virou uma sessão cult dentro do festival. Nessa edição, são apresentados cinco filmes de horror: três brasileiros, um inglês e um mexicano. Em "Glossolalia", o mistério entre um jovem e um antigo espírito de serpente é investigado.

AIRES ARGENTINOS

Mais uma vez o cinema argentino destaca-se na programação de festivais. Nessa seleção, são exibidos sete curtas premiados em "La Noche del Cortometraje", tradicional evento que ocorre no país vizinho. Vale conferir um dos primeiros filmes realizados por Leonardo Favio, "O Amigo", de 1960.

INTERNACIONAL 2

O principal motivo pela escolha desse programa é conferir o francês "História de Cão", de Serge Avédikian, que abocanhou a Palma de Ouro da categoria, em Cannes (2010). Usando efeitos digitais e sonoros, o diretor narra a deportação de bichos para uma ilha deserta. Outro bom francês merece atenção: "O Cartão Postal", de Stefan Le Lay.

SAPPORO SHORT FILM FESTIVAL

Obras que foram exibidas no festival Sapporo (Japão) ganham projeção aqui. São cinco curtas japoneses que se destacam pela inovação. "Na Roda Gigante às 15h3min15", de Hyroyuki Nakano, traz um homem à beira da morte que decide andar pela última vez numa roda gigante.

LATINOS 3

Microanimações mexicanas que celebram a independência do país integram esse programa. "A Marca do Zorro", de Luis Tellez, registra tentativas de levantes contra o império espanhol. René Castillo narra a história de um frei preso por desacato às autoridades espanholas. Impressiona o poder de síntese dos diretores para contar os episódios.

Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais