Osusp e Nelson Ayres homenageiam brasileiros de renome

Crédito: Divulgação
Osusp se apresenta com pianista Nelson Ayres no Auditório Ibirapuera, a partir de sexta

A Osusp (Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo) e o pianista Nelson Ayres fazem três concertos em homenagem aos músicos Villa-Lobos, Chico Buarque e Edu Lobo, nesta sexta-feira (5), no sábado (6) e no domingo (7), no Auditório Ibirapuera (região sul da capital paulista).

Sob regência de Osman Gióia e com participação especial da cantora Marina de La Riva, os eventos têm o objetivo de celebrar a brasilidade de cada um dos músicos.

Para o repertório, foram selecionadas obras clássicas de Villa-Lobos, como as cirandas "Nesta Rua, Nesta Rua", "A Condessa" e "Passa Passa, Gavião" --com orquestração de Ayres--, e a ária da "Bachianas Brasileiras nº 4".

O público também poderá assistir às interpretações de "Saudade do Brasil" (Antonio Carlos Jobim), "Cidade Encantada" (Nelson Ayres e Milton Nascimento), "Deus Lhe Pague" (Chico Buarque, com arranjo de Adail Fernandes), "Valsa dos Clowns" e "O Circo Místico (ambas compostas por Edu Lobo e Chico Buarque).

Tradição

A Osusp foi fundada em 1975 por Orlando M. de Paiva, então reitor da Universidade de São Paulo, e teve como primeiro maestro o compositor Camargo Guarnieri (1907-1993), sucedido pelo maestro Ronaldo Bologna. Em 2008, foi a primeira orquestra no mundo a realizar em um único concerto o ciclo completo das "Bachianas Brasileiras", de Villa-Lobos.

Desde 2001, o maestro Osman Gióia é o diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica do Recife. Na área do canto lírico, foi regente e diretor musical de montagens de óperas complexas, como "La Traviata", "Elixir de Amor" e "La Bohème", entre outras.

Auditório Ibirapuera - av. Pedro Álvares Cabral, s/nº (portão 2 do parque Ibirapuera), região sul, São Paulo, SP. Sex. (5) e sáb. (6): 21h; dom. (7): 10h. 90 min. 800 lugares. Livre. Ingr.: de R$ 15 a R$ 30. www.auditorioibirapuera.com.br

Leia mais

Livraria da Folha

Especial

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais