Exposição de Giacometti reúne mais de 280 obras na Pinacoteca

Esculturas que parecem verdadeiras estalactites, que vão se afinando visivelmente, e uma instalação, que lembra uma máscara ousada do Carnaval de Veneza, são algumas das obras que integram a retrospectiva do pintor e escultor Alberto Giacometti (1901-1966) em cartaz a partir deste sábado (24), na Pinacoteca do Estado (centro de São Paulo).

Na exposição "Alberto Giacometti: Coleção da Fondation Alberto et Annette Giacometti, Paris", assinada pela curadora Véronique Wiesinger, estão reunidas cerca de 280 obras, como pinturas, esculturas, gravuras e artes decorativas, realizadas entre 1910 e 1960.

Crédito: Divulgação Escultura de bronze "Busto de Homem" (foto) integra a retrospectiva do pintor e escultor suíço Giacometti

Organizada cronologicamente, a mostra apresenta a primeira pintura do suíço, feita em homenagem ao pai e ao pintor Cézanne, além de suas esculturas cubistas mais antigas, que datam de 1922.

Na segunda sala, duas obras revelam a influência da escultura africana em suas produções. Há também espaços dedicadas ao surrealismo e aos bustos.

Provenientes da Fondation Alberto et Annette Giacometti, em Paris, e do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, os trabalhos em exibição seguirão depois para o MAM do Rio de Janeiro e para a Fundación Proa de Buenos Aires.

Acesse o site Catraca Livre para saber informações sobre eventos gratuitos ou populares.

Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais