Galeria de arte expõe obras arqueológicas peruanas

Crédito: MNAAHP/Divulgação
Exposição traz fardo funerário dos paracas, com tecidos, roupas e turbantes dos mortos

Começa nesta sexta-feira (19) a exposição gratuita "Paracas - Tesouros Inéditos do Peru Antigo", na Galeria de Arte do Sesi, região central da capital paulista.

Para o evento, foram trazidas 84 peças de Paracas (cidade ao sul do país), vindas do Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e História do Peru, que passaram por restauração. Algumas delas têm mais de 2 mil anos e foram descobertas em 1927 pela equipe do arqueólogo Julio Tello.

No fardo, pacote funerário típico dos paracas, não haverá presença da múmia, no entanto, os objetos pessoais do "indivíduo" poderão ser vistos. Dentre eles, tecidos, roupas, turbantes, pinças e armas.

Crédito: MNAAHP/Divulgação
84 peças de museu arqueológico do Peru foram trazidas para a mostra

Quem for à exposição também terá a oportunidade de ver os tecidos confeccionados em base de algodão e bordados com lãs deste povo --os paracas são considerados um dos mais sofisticados povos tecelões do período pré-colombiano--, incluindo os mantos mortuários e aqueles usados como vestimentas.

Paracas

A civilização de Paracas surgiu na costa sul do território peruano em 700 a.C. Conhecida por suas práticas funerárias, deixou templos em forma de pirâmide, como o de Animas Altas, Huaca Soto, Huaca Alvorado e Huaca Santa Rosa.

Os seus mortos eram enterrados em posição fetal, embalados em diversas camadas de tecidos, sendo que as mais externas eram sempre as mais ricamente bordadas.

Galeria de Arte do Sesi: av. Paulista, 1.313, região central, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3146-7405 / 7406. Seg.: 11h às 20h. Ter. a Sáb.: 10h às 20h. Dom.: 10h às 19h. Até 2/11. Grátis.

Leia mais

Especial

Livraria da Folha

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais