Mostra que aborda legitimação da arte começa neste sábado em SP

A discussão sobre o tema não é nova, mas extremamente necessária. "I/Legítimo: Dentro e Fora do Circuito", coletiva que o MIS e o Paço das Artes recebem a partir deste sábado (18), procura questionar os mecanismos de legitimação de uma obra de arte.

"A mostra é uma provocação. Ela não objetiva responder o que delimita essa legitimidade, mas, sim, colocar o espectador no meio desse dilema", aponta Fernando Oliva, que assina a curadoria com Priscila Arantes.

Crédito: Fernando Martins/Divulgação

Com a presença de 37 nomes brasileiros e estrangeiros, a mostra se divide em duas. As obras que lidam com o uso da tecnologia, como é o caso de "Perda de Tempo", de Marcelo Cidade, ocupam os espaços do MIS. Já no Paço das Artes, o foco são as produções que se relacionam com a linguagem visual. Dan Perjovschi, Carlos Dias e Rodolpho Parigi estão entre os artistas.

Ali, o skate é uma prática central para a discussão levantada pelos curadores. "Ele interessa para a gente não como gênero em si. Estamos atrás é do uso que o artista faz dele", explica Oliva.

Um bom exemplo são os trabalhos de Fernando Martins e Renato Custódio. As fotografias que eles realizam de skatistas podem ser entendidas, sugere o curador, "como uma incisiva crítica da arquitetura, do urbanismo e do design no espaço urbano".

Neste sábado, às 14h, cinco skatistas farão uma apresentação no subsolo do Paço das Artes, ao som da discotecagem do DJ Ganjaman. As esculturas preparadas pelo grafiteiro Kboco servirão de obstáculos para as manobras.

Para a data, estão programados também um show com o coletivo Instituto (16h, no Paço) e uma performance que une projeções e grafite, feita por Highraff e Charlie (18h, no MIS).

Informe-se sobre o evento

Leia mais

Especial

Livraria da Folha

Onde: Espaço Expositivo e Paço das Artes, região oeste, São Paulo, SP. Classificação etária: livre.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais