Mostras de Portinari e China Contemporânea terminam neste domingo

Crédito: Divulgação

Vista por mais de 130 mil pessoas no Masp (Museu de Arte de São Paulo), a mostra "China: Construção - Desconstrução - Arte Contemporânea Chinesa" deixa de ser exibida neste domingo (15).

Na sequência, grande parte das obras segue para o Chicago Cultural Center, para integrar a mostra "The Big World: Recent Art from China", com curadoria de Tereza de Arruda e Gregory Knight, em Chicago (EUA).

Ainda no Masp, a mostra "Portinari - As Séries Bíblica e Retirantes" também termina neste domingo.

As obras de duas notáveis séries do pintor brasileiro, selecionadas do próprio acervo do Masp, estão acompanhadas de seleção exclusiva de publicações de época pertencentes ao acervo da biblioteca do museu relativas a Candido Portinari.

Portinari

Crédito: Reprodução

As telas que compõem a série Bíblica, produzidas entre 1942 e 1944, revelam forte influência na consagrada tela '"Guernica", de Pablo Picasso, em um total de oito obras.

Já a série Retirantes abrange o período em que a denúncia social marcou a pintura de Candido Portinari, que retrata a precariedade da situação social brasileira. Na passagem da série Bíblica para a série Retirantes, é possível perceber o desprendimento do pintor da influência de Picasso.

As séries serão mostradas em sala especialmente desenhada para a exposição, que permite extrair o potencial formal e humano das obras.

"China: Construção Desconstrução"

Em "China: Construção Descostrução", 50 trabalhos de 17 artistas --entre eles, Yin Xiuzhen, que participou da Bienal de São Paulo em 2004, e Ma Jiawei--, escolhidos pela curadora Tereza Arruda, levantam questões sobre a sociedade atual, o mercado de arte e a pintura. Há, ainda, um espaço que exibirá uma série de sete vídeos de diferentes artistas.

Informe-se sobre "China: Construção Desconstrução"

Informe-se sobre "Portinari As Séries Bíblica e Retirantes"

Leia mais sobre artes plásticas

Leia mais sobre exposições em SP

Especial

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais