Fotografias e gravuras ilustram imigração japonesa no Brasil

Fotografias e gravuras japonesas da exposição "Japão: Mundos Flutuantes", em cartaz na galeria do Sesi (região central da capital paulista), ficam em cartaz até este domingo (1º).

Na galeria, estão expostas 155 gravuras ukiyo-e (termo que, traduzido para o português, significa "pintura do mundo flutuante") e fotografias divididas por temas.

Crédito: Haruo Ohara/ Acervo Instituto Moreira Sales
Fotos de Haruo Ohara mostram o cotidiano de camponeses japoneses em Londrina (PR)

No primeiro módulo, há gravuras do período Edo (1603-1868), associadas às peças do teatro kabuki e às cenas do cotidiano. A curadoria é da artista paulistana Madalena Hashimoto, que também expõe gravuras no segundo módulo da exposição.

No terceiro módulo da mostra, com curadoria de Sergio Burgi, estão expostas fotografias de Haruo Ohara. Imigrante japonês, Ohara saiu aos 17 anos da cidade de Kochi, na ilha de Shikoku, no Japão, e se estabeleceu na cidade de Londrina (PR), onde se tornou lavrador e, simultaneamente, fotógrafo.

As fotos expostas na galeria retratam a imigração japonesa no norte do Paraná, pelo cotidiano de camponeses que abriram a floresta para fundar, sem saber, uma Londrina de 500 mil habitantes e 3.000 indústrias, cercada por todos os lados de campos abertos, possibilitando mais tarde prosperidade agrícola à cidade e região.

Galeria de Arte do Sesi - av. Paulista, 1.313, Cerqueira César, região central, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3146-7405 / 3146-7396 (agendamento). Até 1º/3. Seg.: 11h às 20h. Ter. a sáb.: 10h às 20h. Dom.: 10h às 19h. Grátis. Classificação etária: livre. www.sesisp.org.br/centrocultural

Leia mais sobre artes plásticas

Leia mais sobre exposições em SP

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais