Artista ironiza estereótipo feminino com brinquedos sexualizados

Ao propor uma reflexão sobre o estereótipo feminino na sociedade de consumo, a artista e antropóloga Viviane Cardell criou espécies de "brinquedos" de cerâmica com formato de vaginas, que estarão em cartaz na Galeria Area Artis a partir da sexta-feira (27). A exposição "Toy Pussy" tem entrada gratuita e permanece no local até 14 de março.

"Toy Pussy" (vagina de brinquedo, em tradução livre) apresenta uma instalação interativa, com 30 peças individuais, onde o espectador pode aproximar-se, observar e tocar as obras, como se estivesse em uma loja de brinquedos. As peças individuais são caixas de acrílico transparentes, rotuladas e etiquetadas, que abrigam esculturas de vaginas coloridas e enfeitadas, confeccionadas em cerâmica plástica. A forma como as esculturas estão embaladas lembram uma loja tradicional de brinquedos encaixotados.

O uso do órgão sexual feminino como expressão visa a questionar a identidade feminina e descaracterizar estereótipos. Um dos exemplos citados pela artista para confirmar sua tese é o da famosa boneca Barbie, que ao contrário da mulher "comum", é desprovida do órgão. Com seus "brinquedos", Cardell estimula a reconsiderar conceitos sexuais e a rever o cotidiano.

Galeria Area Artis - r. Normandia, 92, Moema, região sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/5042-2109. Seg. a sex.: 13h às 19h. Sáb.: 11h às 17h. De 27/2 a 14/3. Ingr.: grátis. Classificação etária: livre. www.areaartis.com.br

Leia mais sobre artes plásticas

Leia mais sobre exposições em SP

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais