Instalação "Solar" simula a incidência do sol sobre a Terra

A partir deste sábado (15), o MIS (Museu da Imagem e do Som) abre ao público a instalação interativa "Solar", que simula a incidência do sol sobre a Terra.

Criado pelos artistas Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti, o equipamento foi montado no ambiente semicircular do museu (região oeste da capital de São Paulo), o Espaço Redondo, e integra projeção em dimensões cinematográficas, sistemas de luz e de reconhecimento de voz.

Para dar início à simulação, o visitante se posiciona na plataforma, de frente à parede onde está projetado um mapa-múndi. O corpo funciona como um "mouse" --de acordo com o movimento do corpo, a pessoa chega até o destino do mundo desejado. Com o pé esquerdo, "clica" na hora cheia exibida por um relógio digital que fica acoplado à plataforma. Com o direito, seleciona o mês.

Assim que hora e local forem escolhidos, o arco que fica sobre a cabeça do visitante coloca em movimento a lâmpada que simula o Sol e ajusta a intensidade da luz. O corpo do visitante, nesse momento, serve de ponteiro e projeta sua sombra no piso, que aponta o horário equivalente ao programado.

Informe-se sobre o evento

Leia mais em Exposições

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais