Três mostras gratuitas terminam neste fim de semana em São Paulo

Crédito: Divulgação

Sábado (15) é o último dia para visitar a mostra "Artérias e Capilares", na Galeria Vermelho (centro da cidade de São Paulo). A exposição --que é gratuita-- agrupa desenhos de Gabriela Albergaria, Rafael Assef, Chiara Banfi, Cadu, Leandro da Costa, Maurício Ianês, André Komatsu, João Loureiro, Cinthia Marcelle, Odires Mlászho, Fabio Morais, Laerte Ramos e Carla Zaccagnini.

A coletiva reúne artistas que trabalham especificamente o desenho. A ideia é colocar na roda os diferentes empregos dessa arte atualmente, que aparece em formas abstratas e figurativas ou ainda ligada a sistemas técnicos.

Cadu, por exemplo, apresenta a série "Equivalências", instalação tecnicamente precisa e ao mesmo tempo dinâmica --a obra é composta por um motor elétrico, um sensor de presença e uma haste de alumínio, que identificam a presença do observador no espaço expositivo, fator que estimula o aparato a fazer um desenho, que só terá fim na data de encerramento da exposição.

Informe-se sobre o evento


Crédito: Divulgação
Exposição "Idea Brasil", no Conjunto Nacional, reúne melhores produtos do design brasileiro

Até sábado (15), o Conjunto Nacional, na avenida Paulista (região central), recebe a exposição "Idea Brasil", com os 103 melhores trabalhos do design brasileiro dos últimos dois anos. A entrada é gratuita.

A mostra faz parte da premiação homônima, coordenada pela Associação Objeto Brasil --a principal entidade nacional de promoção do design no Brasil e no exterior.

Entre os itens que podem ser observados estão desde uma trena horizontal, com iluminação e display internos para facilitar a leitura de dados, a projetos de ambientação, eletrodomésticos, embalagens, objetos de mobiliário e decoração. Ainda há protótipos inéditos, em fase de fabricação em grande escala.

Releituras de objetos comuns do cotidiano, como cabides, também estão expostas. Os trabalhos são classificados em 14 categorias, sendo que 75% do acervo são de produtos e 25% de fotos.

Av. Paulista, 2.073, Bela Vista, região central, São Paulo, SP. Até 15/8. Seg. a dom.: 9h às 21h. Grátis. Classificação etária: livre.


Crédito: Divulgação
Jindrich Streit registra encontro de menino e idoso com homem que parece astronauta

O Instituto Moreira Salles (região central da capital paulista) expõe --até domingo (16)-- 60 imagens do fotógrafo tcheco Jindrich Streit, feitas entre 1960 e 2000.

Cenas de vilarejos da República Tcheca, principalmente da região rural da Morávia, no lado oriental do país, compõem as imagens, que retratam olhares tristes, roupas modestas e casas simples de paredes descascadas. Por meio de retratos de situações íntimas, Jindrich revela muito mais que a sobrevivência dificultada pelas restrições sociais impostas por um regime socialista.

Jindrich nasceu em 1946 e morou nas regiões fotografadas a maior parte de sua vida. As pessoas que aparecem nas imagens são de seu convívio, motivo pelo qual conseguiu registrá-las na intimidade.

R. Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis, região central, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3825-2560. Até 16/8. Ter. a sex.: 13h às 19h; sáb. e dom.: 13h às 18h. Grátis. Classificação etária: livre.

Leia mais em Exposições

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais