Conheça obras de Hélio Oiticica e de outros artistas sem sair de casa

Mesmo com os museus tradicionalmente fechados às segundas-feiras, é possível conhecer obras criadas por artistas brasileiros nesse dia da semana, no conforto de sua própria casa.

Crédito: Folha Imagem
O artista plástico Hélio Oiticica veste Parangolé "Gileasa", uma homenagem feita a Gilberto Gil

Desde 2002, o Itaú Cultural e o Projeto HO oferecem uma "visita virtual", que tem o objetivo de tornar acessível ao público informações sobre Hélio Oiticica (1937-1980) e outras personalidades das artes plásticas que subverteram o cenário dos anos 60 e 70.

Para quem não se lembra, parte do acervo de Oiticica foi destruído durante um incêndio na casa de sua família este mês, mas algumas de suas peças podem ser vistas pela internet, como os famosos Parangolés.

As referências sobre o artista constam entre as mais acessadas na Enciclopédia de Artes Visuais
do Itaú Cultural, que reúne textos críticos, comentários, biografia, fontes de pesquisa e dados sobre suas exposições.

Oiticica, criador da obra "Tropicália" que inspirou e deu nome ao movimento cultural brasileiro nos anos 70, também serve para orientar educadores. No material on-line, são indicados conteúdo para ser usado em sala de aula e informações sobre o momento político do Brasil nos anos 60 e 70.

Os visitantes podem ainda conhecer os artistas plásticos Lygia Page, Umberto Costa Barros, Nelson Leiner, Artur Barrio, Antonio Manuel e Cildo Meireles.

Leia mais em Exposições

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais