Caixa Cultural resgata Brasil de JK em imagens

Crédito: Jean Manzon /Divulgação
Mostra "Os Anos JK - A Era do Novo", com 75 imagens que exibem anos dourados brasileiro

Os anos 50 foram historicamente marcados como os "anos dourados" brasileiros, com Juscelino Kubitschek no poder e a construção da capital federal. O período é retratado em um passeio histórico, a exposição "Os Anos JK - A Era do Novo", que será aberta em 6 de março na Caixa Cultural (região central da cidade de São Paulo).

Para reproduzir essa época de esplendor e ufanismo, foram escolhidas 75 imagens. Elas vieram da Cinemateca Brasileira, do arquivo pessoal do cineasta Roberto Santos --dirigiu "Um Anjo Mau" e fez uma série de filmes para a TV e o cinema -- e de dois fotógrafos tarimbados.

Um deles é Sérgio Jorge, que atuou em fotojornalismo e foi o primeiro a receber o Prêmio Esso de Jornalismo, em 1960, com uma reportagem para a revista "Manchete". O outro é o francês Jean Manzon que, com o jornalista David Nasser, trabalhou para "O Cruzeiro" e mais tarde se tornou um dos principais documentaristas do Brasil.

A exposição também tem uma proposta didática: a partir de 9 de março, será realizado um curso de dez aulas com historiadores e profissionais das áreas de teatro, cinema, artes plásticas e arquitetura. As aulas são gratuitas --sempre às terças e quintas-feiras, das 19h à 21h--, com enfoque no Brasil das décadas de 50 e 60.

Informações sobre eventos gratuitos e populares podem ser consultadas no site Catraca Livre.

Caixa Cultural - pça. da Sé, 111, Sé, região central, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3321-4400. Ter. a dom.: 9h às 21h. Abertura: 6/3. Até 11/4. Grátis. Classificação etária: livre.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais