Wesley Duke Lee tem mais de 60 obras em exibição em São Paulo

A partir de hoje, dia 25, abre na Pinakotheke São Paulo a mostra "Wesley Duke Lee", com cerca de 60 pinturas, desenhos, instalações.

Crédito: Acervo do artista "O nome do cadeado é: as circunstâncias e seus guardiões", de 1966, uma das obras presentes na exposição em cartaz na Pinakotheke São Paulo
"O nome do cadeado é: as circunstâncias e seus guardiões", de 1966, uma das obras em cartaz na Pinakotheke

O artista plástico morto em setembro deste ano foi fundador do Grupo Rex, em 1966, do qual fizeram parte outros renomados artistas como Nelson Leirner, Geraldo de Barros, Frederico Nasser, Carlos Fajardo e José Resende e que inovou a cena paulista, com humor e ironia ao sistema da arte.

A abertura para convidados, 23 de outubro, coincide com o happening feito em 1963 no João Sebastião Bar, em São Paulo, chamada "O Grande Espetáculo das Artes". Essa performance foi considerada pioneira no país e criada sob o propósito de expor gravuras da série "Ligas", consideradas eróticas demais, num tipo de manifesto contra a crítica. A série trazia mulheres nuas com cintos e faixas e havia ainda uma simulação de um striptease.

As obras selecionadas por Max Perlingeiro, diretor da Pinakotheke Cultural, compreendem o período que vai dos anos 1950 ao final dos anos 1990 e terão uma orientação cronológica. Haverá ainda uma publicação de 160 páginas, com textos de Tomaz Souto Correa, Nelson Leirner, Antonio Dias, Carlos Vergara, Maria Cecília Gismondi e Cacilda Teixeira da Costa e, em cada uma das salas, serão exibidos trechos de uma longa entrevista dada à TV Cultura em 1991.

Entre as obras inéditas presentes na exposição, está o making of em imagens fotográficas da performance realizada em 1963 pelas ruas do centro de São Paulo, filmada por Otto Stupakoff. O filme está desaparecido.

Pinakotheke São Paulo - Rua Ministro Nelson Hungria, 200, Morumbi, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/ 3758.5202. Seg. a sex.: 10h às 19h. Grátis. Até 4/12.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais