Espaço antecipa reflexão sobre aquecimento global com ações culturais

O Matilha Cultural e o Greenpeace se antecipam ao encontro dos líderes mundiais, que ocorre em dezembro --para tratar do novo acordo sobre emissão de poluentes--, e convidam os paulistanos a refletirem sobre o assunto em nível local: até 20 de dezembro, estão programadas atividades na região central da cidade de São Paulo, que integram o evento Copenhague É Aqui nas áreas de cinema, exposição e debates.

EUA vão propor corte de 17% na emissão de gases até 2020
Cúpula de Copenhague coloca liberdade em risco, diz presidente tcheco
Obama estará na cúpula de Copenhague dia 9, diz Casa Branca

Crédito: Divulgação
Cena do filme "A Era da Estupidez", que será exibido no Matilha Cultural, na cidade de SP

Cinema
Com entrada gratuita, os filmes questionam a forma tradicional de nos relacionarmos com o mundo, muitas vezes beirando a ação predatória. Serão exibidos:

"A Era da Estupidez" ("The Age of Stupid") - A ficção inglesa, no estilo filme-catástrofe, é gravada como se fosse um documentário e acompanha um velho sobrevivente no ano de 2055. Sessões de quinta (26) a sexta-feira (27), às 17h e 21h, e no sábado (28), às 21h. Em dezembro, nos dias 2, 3 e 4, às 17h e 21h, e no dia 5, às 21h. Classificação etária: 12 anos.

"O Abraço Corporativo" - Produção de Ricardo Kauffman, que recebeu menção honrosa na 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Foca um consultor de RH cuja história leva a uma reflexão sobre a mídia e o jornalismo brasileiro às vésperas da convergência digital. Sessões de quinta-feira (26) a sábado (28), às 19h. Classificação etária: livre.

"Mataram Irmã Dorothy" - Daniel Junge dirige o documentário que acompanha os bastidores do julgamento do assassinato da freira norte-americana Dorothy Stang, que foi morta na Amazônia. Sessões de quinta-feira (26) a sábado (28), às 19h. Em dezembro, nos dias 2, 3, 4 e 5, às 19h. Classificação etária: 12 anos.

Debates
Nesta quinta-feira (26), na unidade da Unip (Universidade Paulista) do bairro Paraíso, está agendado o Encontro Municipal de Mudanças Climáticas, das 9h às 11h.

No mesmo dia, na sede da Matilha Cultural, o Coletivo Lixo Eletrônico faz uma reunião aberta com o público para falar sobre resíduos, das 17h às 19h.

Crédito: Divulgação
Obra que integra a exposição "Tudo É Energia, Nada É Lixo", que abriga ainda audiovisual

Exposições
Os grafiteiros Binho Ribeiro e Marcelo Teixeira, o artista plástico Arnaldo Pandolfo (irmão de Osgemeos), o Coletivo Lixo Eletrônico e Laborg colorem o espaço cultural com suas obras que fazem parte da exposição "Tudo É Energia, Nada É Lixo". São quadros, escultura, audiovisual, painel e um totem interativo para carregar o celular do público com arquivos sobre o lixo eletrônico.

O Greenpeace também participa com uma mostra de 20 fotografias que revelam intervenções feitas pelo grupo em favor do ambiente, além de cenas que exibem tanto a beleza quanto a destruição da floresta amazônica. A maior parte das imagens são assinadas pelo espanhol Daniel Beltra, que já recebeu os prêmios Prince's Rainforest Project (2009) e o World Press Photo (2006/2007).

Verde no centro paulistano
Em 5 de dezembro, os organizadores promovem o Vaga Viva, das 11h às 21h. Nesse dia, bancos e verde ocupam vagas de estacionamento da rua Rego Freitas --sede do Matilha Cultural-- e todos podem participar do plantio de mudas de árvores e da coleta de assinaturas que serão encaminhadas à Prefeitura de São Paulo, para que a região da antiga Boca do Lixo seja arborizada no futuro.

Informações sobre eventos gratuitos e populares podem ser consultadas no site Catraca Livre.

Matilha Cultural - r. Rego Freitas, 542, região central, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3256-2636. Até 20/12. Vários horários. Grátis.

Leia mais em Passeios

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais