Memorial em São Paulo lembra luta dos deficientes e estimula os sentidos

Crédito: Divulgação
Foto de passeata de deficientes em prol de direitos integra Memorial da Inclusão em SP

Nesta quinta-feira (3), quando se comemora o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a cidade de São Paulo ganha um novo espaço. O Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência, na região oeste, reunirá documentos e manuscritos que lembram a luta por melhores oportunidades às pessoas com deficiência.

O local, que fica na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, traz, em 200 m2, 12 ambientes, que abordam cada uma das deficiências --auditiva, visual, intelectual e física--, além das conquistas adquiridas pelo segmento, divididas em categorias como Esportes e Direitos.

A sala Preparatória dos Sentidos é outra atração do memorial. Escura, ela contém painéis de texturas diversas, variação de temperatura, bem como sensores de som e odor. Dessa forma, o local proporciona ao visitante explorar todos os sentidos.

Para facilitar o acesso a deficientes visuais, o ponto --que conta com curadoria de Elza Ambrósio e projeto cenográfico de expografia e iluminação de Yara Candotti e Jefferson Duarte-- tem bancada com textos em braile e sound tubes, que descrevem os painéis da exposição para aqueles que não leem braile.

No mesmo dia, das 8h às 18h, o local abriga o seminário Memórias, Conquistas e o Futuro do Movimento Social das Pessoas com Deficiência no Brasil. Saiba mais sobre a programação aqui.

Memorial da Inclusão - av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, portão 10, Barra Funda, região oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3212-3727. A partir de qui. (3). Seg. a sex.: 12h às 18h. Grátis. Classificação etária: livre.

Leia mais em Passeios

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais