Aquário público ganha novo habitante: um peixe-boi da Amazônia

Não tem tempo chuvoso que estrague um passeio até o Aquário de São Paulo (região sul da capital paulista). O lugar é totalmente coberto e as visitas são permitidas durante o dia e nas noites de sexta-feira. A partir deste mês, o espaço ganha ainda uma novidade: um filhote de peixe-boi da Amazônia, que foi separado da mãe e conseguiu sobreviver depois de ser resgatado pelo Laboratório de Mamíferos Aquáticos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (LMA/Inpa).

Conheça locais para as crianças verem bichos

O mais novo habitante do aquário público recebeu o nome de Tapajós e pesa 116 kg, que são distribuídos em 1,92 metro de comprimento. Depois de viver livremente, mas sob o risco de extinção, ele terá como "casa" um tanque de 800 mil litros de água doce.

A criançada também pode ver outras atrações do local. Há jacarés albinos, pinguins brincalhões e tubarões da espécie lixa. Esses, em especial, foram colocados em uma ala que faz a alegria dos pequenos visitantes, ao reproduzir o ambiente de um barco afundado, de onde são avistadas arraias que nadam nas águas.

Crédito: Divulgação Aquário de São Paulo
Ala do Aquário de São Paulo simula navio afundado onde as crianças podem andar e ver tubarões e arraias

Para os pais que gostam de levar seus filhos em atividades diferentes, o aquário abre as suas portas para visitas à noite --com ingresso de valor acima (R$ 60) do habitualmente cobrado (R$ 20), mas que inclui jantar no final. O percurso é feito com lanterna, para que os animais não se assustem, e os grupos são fechados com até dez pessoas cada.

No escuro, o anexo com dinossauros e réplicas humanas pode não agradar as crianças menores por dar um pouco de medo--a iluminação é pouca e o barulho, alto --, mas certamente elas vão gastar minutos extras vendo seis morceguinhos da Malásia e seus costumes noturnos.

Quem quiser gravar suas aventuras dentro do aquário pode alugar uma câmera de vídeo --para isto, basta os pais preencherem um formulário e apresentarem um documento com foto. O serviço funciona somente durante o dia, das 9h às 16h30, e a pessoa leva um DVD grátis para casa.

Leia a programação completa aqui.

Informe-se sobre o local

Leia mais em Passeios

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais