Relação entre corpo e mundo é foco de atividades do Sesc Verão

A não divisão entre a mente e o corpo, a relação entre o corpo e o mundo, e o homem visto como um ser integral que se comunica por meio do movimento são algumas das reflexões que a 15ª edição do Sesc Verão pretende impulsionar por meio de diversas atividades que acontecem de 9 de janeiro a 28 de fevereiro em todas as unidades da capital e do interior de São Paulo.

Crédito: Divulgação
Obra de Sonia Guggisberg, que integra a exposição do Sesc Pinheiros, em São Paulo

Sob o título de "Eu, Você, Todo Mundo em Movimento", o evento trabalha com o conceito de corporeidade, desenvolvido pelo filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, que defende a visão da totalidade do corpo. Os destaques da programação são duas grandes instalações, "Um Corpo no Espaço" e "Labirinto do Corpo", que acontecem no Sesc Pompeia e Consolação, respectivamente.

Com uma cenografia que remete ao sistema solar, "Um Corpo no Espaço" conta com diversos ambientes, como um planetário com imagens da Via Láctea, de planetas e de outras galáxias; o simulador de antigravidade giromaster, onde o participante é preso por argolas que giram aleatoriamente em todas as direções; e um espaço lúdico dedicado a crianças até seis anos. O astronauta brasileiro Marcos Pontes participa de um bate-papo neste sábado (9), às 16h.

Em "Labirinto do Corpo", o público percorre um circuito montado no piso do ginásio que representa um corpo humano alegórico em dimensões gigantes. Esse labirinto é dividido em três partes, que proporcionam reflexões sobre o sujeito e seu próprio corpo; o corpo em relação ao outro; e a ideia da coletividade, o corpo dentro da sociedade.

"A ideia é aprimorar tanto as habilidades físicas quanto a razão, a sensibilidade e a percepção, sempre em busca da qualidade de vida e da cidadania", explica Regiane Galante, assistente da gerência de desenvolvimento físico esportivo do Sesc. "Somos inteiros. Por meio do movimento corporal nos comunicamos e vivemos em comunidade", diz.

Destaques

"Sujeito: Corpo"
Exposição de arte contemporânea com trabalhos de Adriana Ferla e Carlos Melo, entre outros, que tratam dos limites do corpo em relação ao entorno.
Informe-se sobre o evento

"Eu, Tu... Eles: Provocador de Encontros"
Uma caixa de espelhos criada por Vera de Albuquerque provoca perspectivas da imagem em diversos ângulos, valorizando o diálogo corpo e ambiente.
Informe-se sobre o evento

"Corpo-Lúdico e Corpo-Diversão"
Em um painel imantado interativo, na área de convivência, o público pode brincar com cerca de duzentas imagens/imãs com ilustrações do artista plástico e quadrinista Caêto.
Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais