Roteiro apresenta restaurantes com comida tipicamente brasileira

Diversidade. Essa é uma das palavras que melhor definem o cenário gastronômico paulistano, que congrega restaurantes especializados em diferentes cozinhas do mundo. Mais que isso, consegue reunir exemplares díspares das muitas especialidades regionais que formam a cozinha brasileira. Veja roteiro do Guia:

Crédito: Divulgação

À Mineira
A rede funciona em sistema de bufê, com receitas como feijão-tropeiro, frango com quiabo e rabada com agrião. Destaque para o rodízio de petiscos realizado de segunda a sábado na happy hour, com chope em dobro.
Informe-se sobre o local

Amazônia
Em ambiente simples e despojado na região do Bexiga, o paraense Paulo Leite (dos finados Tucupi e Carimbó) oferece sucos e batidas de frutas como cajá e cupuaçu, tacacá (com caldo de tucupi, goma de mandioca, folhas de jambu e camarão seco), peixes como pirarucu e tambaqui, preparados na chapa, maniçoba (carnes de porco e bovina na pasta de folhas de mandioca) e o clássico pato no tucupi.
Informe-se sobre o local

Brasil a Gosto
O restaurante dá nova roupagem à cozinha brasileira, com ambiente moderno, pratos de todo o país e adaptações contemporâneas. Há novidades entre as criações da chef Ana Luiza Trajano, como a fraldinha de panela com baião-de-dois e o miolo de alcatra ao molho de tamarindo.
Informe-se sobre o local

Consulado Mineiro
Com duas unidades em Pinheiros, a casa serve a culinária mineira em fartas porções há mais de dez anos, em ambiente que remete aos casarões antigos das fazendas de Minas Gerais. Entre as opções, estão pratos como o zona da mata (carne-de-sol desfiada na manteiga, tutu, couve, arroz e mandioca frita), o feijão-tropeiro (lombo, tropeiro, couve, torresmo e arroz) e o braz pires (filé de frango empanado, purê de batata, couve e arroz). Todos os pratos servem duas pessoas.
Informe-se sobre o local

Crédito: Divulgação

Cordel
Oferece menu contemporâneo de raízes nordestinas, servido em ambiente simpático, decorado com cordéis. Entre as sugestões, a chapa Cordel, que mistura carne-de-sol, mandioca frita, farofa, vinagrete e feijão-de-corda. Para adoçar, a recifense cartola, feita com camadas de banana caramelizada coberta com queijo de manteiga derretido e polvilhado com açúcar e canela.
Informe-se sobre o local

Dalva e Dito
A proposta da casa é servir receitas familiares brasileiras, com destaque para o pernil de porco, que chega à mesa inteiro, e a sela de cordeiro. No subsolo, bar e adega seguem o conceito de brasilidade. Lá, pode-se pedir de coxinhas a empadinhas e bebidas como a cachaça.
Informe-se sobre o local

Galinhada do Bahia
Representante da cozinha do sertão baiano, instalado em local muito simples e decorado com elementos típicos. Algumas sugestões do cardápio: a buchada de carneiro e a galinhada de cabidela com pirão e coentro. O forró em som alto é a trilha sonora para o cardápio nordestino.
Informe-se sobre o local

Mocotó
O restaurante e cachaçaria surgiu em 1973 e oferece uma grande variedade de pratos, incluindo comidas típicas da região nordeste do país.
Informe-se sobre o local

Leia mais em Restaurantes

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais