Franz Ferdinand e outras 130 atrações agitam o Cultura Inglesa Festival

Crédito: Divulgação
Grupo escocês Franz Ferdinand (foto) fecha a maratona de shows no domingo (27), no parque da Independência (zona sul de SP)

O Cultura Inglesa Festival chega com tudo a São Paulo. Em sua 16ª edição, o evento mostra sua relevância para a agenda cultural da cidade.

São 131 atrações entre mostras, festas, filmes e peças que aproximam a cultura do Reino Unido da brasileira --quase o dobro que há dois anos.

Se confirmado, o público total esperado, de 60 mil pessoas, representará seis vezes o público de 2010, de quase 10 mil espectadores.

Esqueça os números e aproveite a seleção do "Guia", com destaques como o espetáculo de dança "Vácuo", a mostra com filmes de David Bowie e o documentário dirigido por Martin Scorsese sobre o beatle George Harrison.

O chamariz é a maratona de shows (veja line-up a seguir) no parque da Independência, no domingo (dia 27).

Para começar, grupos de alunos da escola e, depois, os convidados Banda Uó e Garotas Suecas.

Crédito: Johanna Leguerre/France Presse
Farris Rotter, vocalista do The Horrors, atração do Cultura Inglesa Festival no domingo (27) no parque da Independência (zona sul)

Em apresentações excepcionais, eles tocam, respectivamente, The Smiths e The Rolling Stones.

O The Horrors mostra seu rock meio moderno, meio pós-punk.

Menos badalado, o We Have Band empolga bem mais com som fresco, criativo e sem afetações.

Voltando à ativa após quase três anos, os escoceses do Franz Ferdinand fecham a noite.

Veteranos em solo tupiniquim, não enfrentam obstáculos como a diferença brutal entre sua estrutura de som e a do U2, em 2006.

Que, vale dizer, não impediu que a banda --então de abertura-- incendiasse o estádio do Morumbi.

Agora, de graça, ao ar livre e para uma multidão, prenuncia-se a consagração.

Para entrar de vez no clima britânico, o "Guia" preparou um roteiro de comes e bebes. "Cheers"!

Informe-se sobre o evento


SERVIÇO

Quando: dia 27/5, a partir das 11h (portões abrem às 10h)

Onde: parque da Independência - av. Nazareth, s/no, Ipiranga; entrada do público pela rua dos Patriotas

Quanto: grátis

Capacidade: 20 mil

Classificação: Livre; menores de 14 anos devem ter a companhia de pais ou responsáveis; será obrigatória a apresentação de documento de identidade original

Line-up:
- 10h: abertura dos portões
- 11h: Freech
- 11h15: King Crab
- 11h45: Broth3rhood
- 12h15: Sociopatas
- 13h15: Banda Uó (The Smiths)
- 14h15: Garotas Suecas (Rolling Stones)
- 15h30: We Have Band
- 17h: The Horrors
- 18h30: Franz Ferdinand

Dicas:

- Chegue cedo; a entrada será por ordem de chegada até a lotação

- Não haverá estacionamento oficial e a organização recomenda o uso de transporte público, apesar de a estação do metrô mais próxima ÐAlto do IpirangaÐ ficar a aproximadamente 2 quilômetros
p(tagline). - Ônibus: na ida, saia do metrô e caminhe até a r. Visconde de Pirajá, altura do no 462, para pegar a linha 4113-10 - Pça. da República, com desembarque na r. Paulo Bregaro, altura do no 273
p(tagline). - Na volta, caminhe até a av. Nazaré, altura do no 43, e pegue a linha 4113-10 - Gentil de Moura, com desembarque na r. Visconde de Pirajá, altura do no 462

Fique atento: haverá revista corporal na entrada e não será permitido o acesso a quem apresentar "postura agressiva" ou se recusar a se desfazer de objetos

O que (não) levar: não haverá venda (legal) de bebidas ou de alimentos no parque; leve seu lanche na mochila ou na bolsa; são permitidas bebidas não alcoólicas em garrafas e alimentos industrializados, ambos lacrados, além de bolachas, barras de cereal e frutas pequenas, como maçãs e bananas

Previna-se: capa de chuva, protetor solar, canga e boné ou chapéu; caso precise de remédios, não esqueça as receitas

Proibidos: animais, cadeiras ou bancos, guarda-chuvas, objetos de vidro e metal, câmeras fotográficas e filmadoras, água mineral em copo de plástico, objetos cortantes e bebidas alcoólicas

*Confira a programação completa em: festival.culturainglesasp.com.br

Crédito: Leo Cackett/Divulgação Trio londrino We Have Band (foto) toca neste domingo (27) no parque da Independência (zona leste de SP), no Cultura Inglesa Festival
Trio londrino We Have Band (foto) se apresenta no domingo (27) no parque da Independência (zona sul de SP)


DANÇA

Vácuo
O espetáculo de Hideki Matsuka, Key Sawao e Ricardo Iazzetta é inspirado na obra do artista plástico inglês Mike Nelson, que constrói instalações com materiais descartados do dia a dia para evocar diversas narrativas.
Informe-se sobre o evento


TEATRO

O Salão de Baile Elétrico
Com humor, a fábula escrita pelo irlandês Enda Walsh conta a história de duas senhoras sexagenárias, que estão confinadas em sua juventude, na década de 1950.
Informe-se sobre o evento


Crédito: Daniel Spalato/Divulgação
Rodrigo Cunha (foto), cuja exposição "View Inside English Contemporary 'HeArt'" fica até 30/6 no Centro Britânico Brasileiro

EXPOSIÇÃO

Até 30 de junho, as exposições "Oeste, Oeste, Oeste", "Escultura de uma Janela" e "View Inside English Contemporary 'HeArt'" ocupam o Espaço Cultural David Ford, no Centro Brasileiro Britânico.

Destaque para a última, com pinturas do catarinense Rodrigo Cunha (foto) que brincam -até no título, mesclando "art" e "heart" (coração, em inglês)- com a percepção realística dos sentimentos.

Em parceria com o Projeto Encontros, do Metrô, outra exposição, "Universo Esportivo Britânico", ocupará estações com filmes, mostras e bate-papos. Destaque para a conversa com jornalistas da BBC britânica e da ESPN nacional sobre futebol, amanhã (26).
Informe-se sobre o evento


NOITE

Neste ano, o festival estende um braço baladeiro e traz nomes destacados da cena inglesa. O produtor Andy Blake, criador do hoje cultuado selo londrino Dissident, discoteca no Studio SP Vila Madalena hoje (dia 25). Deve disparar pancadões e "grooves" eletrônicos como os dos 60 vinis que lançou até encerrar as atividades da gravadora, em 2009.
Informe-se sobre o local

Amanhã, no Beco 203, é a vez de Barry Fratelli, baixista e fundador do The Fratellis, ícone do "garage rock" nos anos 2000. Nas pick-ups, a pegada também é roqueira e deve agitar com set de Courteners a The Killers.
Informe-se sobre o local

As duas festas começam às 23h, são proibidas para menores de 18 anos e custam R$ 25.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais