Tim Festival tem 11 atrações confirmadas

Crédito: AP
Rapper norte-americano Kanye West (foto) virá ao Brasil em outubro para o Tim Festival

O rapper e produtor norte-americano Kanye West, os grupos Gogol Bordello, MGMT e The National, mais a pianista Carla Bley, a revelação do jazz Esperanza Spalding e o instrumentista Paul Weller são as últimas atrações confirmadas para a edição do Tim Festival 2008, que ocorre na segunda quinzena de outubro em São Paulo (SP), no Rio de Janeiro (RJ) e em Vitória (ES).

Com estes, já são 11 os nomes fechados para a edição deste ano. Os anteriores foram a lenda viva do sax tenor Sonny Rollins, a cantora de jazz Stacey Kent e as bandas Klaxons e The Gossip, da vocalista Beth Ditto.

Kanye West trará ao país o seu show "Glow In The Dark", saudado pela crítica norte-americana como um dos melhores já produzidos nesta década.

Crédito: Eliot Ferguson/Divulgação
O grupo de rock norte-americano Gogol Bordello vem ao país

Indies

Surgida em Nova York em 1999, a banda Gogol Bordello faz uma mistura de ritmos que mescla música cigana com punk rock e dub e, ao vivo, é conhecida por suas performances vigorosas e teatrais.

Originalmente conhecida como The Management, a banda nova-iorquina MGMT, criada em 2001 pela dupla Ben Goldwasser e Andrew VanWyngarden, aposta em sonoridades retrô como o pop-psicodélico, o eletro-rock e a dance music.

Também nova-iorquino, o grupo The National é liderado pelo barítono Matt Berninger. A banda de indie-rock, criada em 1999, conta ainda com dois pares de irmãos: Aaron (baixo) e Bryce Dressner (guitarra) e Bryan (bateria) e Scott Devendorf (guitarra).

Em turnê mundial de lançamento de seu segundo disco, a compositora, cantora e contra-baixista Esperanza, de 23 anos, chega ao Brasil em outubro trazendo sua mistura de jazz tradicional com soul, pop e world music.

Veteranos

Do outro lado dos Estados Unidos vem a pianista de jazz Carla Bley. Aos 72 anos, a compositora e instrumentista californiana é uma referência dentro do estilo.

Compositor, cantor e multiinstrumentista (guitarra, piano, baixo e violoncelo), o inglês Paul Weller é um dos principais nomes da música pop britânica. Em meados da década de 70, em plena eclosão do movimento punk capitaneado por The Clash e Sex Pistols, Paul liderou uma das bandas pop mais influentes dos anos 80: The Jam (1976-1982).

Leia mais

Livraria da Folha

Especial

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais