Festival de música no Sesc Pinheiros encerra Ano da França no Brasil

Crédito: Divulgação

Depois de passar por João Pessoa (PB), Recife (PE) e Brasília (DF), o projeto Station Brésil promove duas noites de shows na capital paulista para encerrar a programação oficial do Ano da França no Brasil. Neste sábado (14), artistas franceses e brasileiros dividem o palco do Sesc Pinheiros (região oeste) para celebrar o intercâmbio cultural dos dois países: Spleen acompanhado da Banda Isca de Polícia e Bertignac com Arnaldo Antunes e Edgard Escandurra.

As apresentações começam às 21h e o ingresso (inteiro) custa R$ 30.

Uma das atrações francesas, Louis Bertignac produziu e fez os arranjos do disco "Quelqu'un m'a dit", de Carla Bruni, sua ex-namorada e hoje primeira-dama da França. O álbum vendeu mais de 2 milhões de cópias. O ex-guitarrista da banda de rock Téléphone é considerado padrinho da nova cena musical francesa. Apegado ao rock, acrescenta blues e folk ao seu trabalho.

O mais jovem das atrações francesas do encerramento, Spleen alterna letras em francês e inglês, sobre melodias animadas, influenciadas pela força do rap e a ginga do blues. No repertório, estão canções de seu último e segundo disco, "Comme un Enfant" (2008), que, como o título sugere, apresenta reflexões e sentimentos em composições simples, como se uma criança as tivessem escrito.

A parte brasileira é bem representada por Bocato, Luiz Chagas, Marco Costa, Paulo Lepetit, Suzana Salles e Vange Milliet, da banda Isca de Polícia, a primeira a acompanhar o compositor Itamar Assumpção tanto em shows quanto nas gravações de disco.

Brasil em foco

Crédito: Ana Ottoni/Folha Imagem

Em entrevista ao Guia da Folha Online, um dos maiores instrumentistas brasileiros, o trombonista Bocato diz apreciar essa iniciativa por dois motivos: "o primeiro é por permite um intercâmbio cultural e musical fascinante. Para a música isso é essencial. A união entre os artistas franceses e brasileiros é uma coisa muito bonita e muito positiva. Segundo, por poder homenagear o brilhante Itamar Assumpção, que foi um grande amigo e uma pessoa absolutamente brilhante, e que, no meu ver, foi muito mal reconhecido. Acho que essa é uma chance bacana de trazer novamente a música dele às pessoas e manter sua energia entre nós".

Para o festival do Ano da França, a banda separou músicas conhecidas do público, como "Beijo na Boca", "Embalos", "Fico Louco", "Nego Dito" e "Dor Elegante".Em 2010, a Isca de Polícia gravará música inéditas de Assumpção. Até lá, participa da comemoração de 30 anos do Teatro Lira Paulistana e de um projeto da Funarte sobre a Vanguarda Paulista.

Na mesma noite, Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra mostram os frutos de uma parceria de 10 anos, como "Música para Ouvir", do álbum "Um Som" (1998), e "O Buraco do Espelho", trilha do filme Bicho de Sete Cabeças (2001), de Laís Bodanzky. As individuais também aparecem, saídas de "Iê Iê Iê", trabalho de rock anos 60 fresquinho de Antunes, e de "Amor Incondicional", o resultado de um flerte de Scandurra com a música eletrônica.

Informe-se sobre o evento

Leia mais em Shows

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

End.: r. Paes Leme, 195, Pinheiros, região oeste, São Paulo, SP. Classif. etária: 10 anos.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais