Vai ao teatro? Veja lista de estreias e sessões especiais

Nesta semana, 12 peças estreiam, reestreiam ou fazem apresentações especiais na cidade de São Paulo. Confira o roteiro:

ESTREIAS

Avesso - Um Relato Íntimo
Discussões do Twitter da escritora são levadas para o teatro, que busca pela própria identidade. A história de duas mulheres são colocadas lado a lado.

Bruxas
Na adaptação, a histeria se confunde com justiça, levando à morte dezenas de pessoas em absurdos processos acusatórios. Adaptação do texto "As Bruxas de Salem", de Arthur Miller, resultado da oficina prática de montagem do Club Noir e faz parte da proposta de "formação" de atores em linguagens contemporâneas.

Crédito: Acauã Fonseca/Divulgação Omero Affede em cena da peça "A Cripta de Poe", parceria entre Cia. Nova de Teatro e o grupo italiano Teatro del Contagio

A Cripta Poe
Em parceria com o grupo italiano Teatro Del Contagio, a Companhia Nova de Teatro fala sobre o fantástico e as exacerbações da natureza humana a partir de textos do norte-americano Edgar Allan Poe (1809-1849), como "O Retrato Oval", "Berenice", "O Espectro", "Ligeia", "Annabel Lee" e "O Corvo". O espetáculo multimídia faz uso de intervenções em vídeo.

Distopias
A peça se inspira nas obras "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, "1984", de George Orwell, e "Laranja Mecânica", de Anthony Burgess, e se passa em uma atmosfera de desolação.

O Grande Espírito da Intimidade
A peça revela o encontro de um casal: ele, um homem descendente de povos indígenas, ela, uma antropóloga. A encenação propõe um ritual, deixando o público sentado lado a lado com os atores.

O Silêncio das Quimeras
Um professor dá uma aula sobre um visionário que escapou dos campos de concentração, lutou contra a ditadura brasileira e, um dia, desapareceu, deixando estranhos manuscritos sobre discos voadores.


REESTREIAS

Os Amigos dos Amigos
O primeiro trabalho do Coletivo Teatral Filme Bê é inspirado em coletânea de histórias de fantasmas do escritor norte-americano Henry James (1843-1916). O suspense, que trafega por elementos da literatura fantástica, conta a história de uma mulher que deseja apresentar dois amigos com um passado semelhante: na juventude viram os fantasmas de seus pais no momento em que morriam.

Crédito: Edson Kumasaka/Divulgação

Comunicação a uma Academia
Diante de uma plateia de acadêmicos, um macaco (interpretado pela atriz Juliana Galdino) se apresenta com o intuito de fazer uma estranha comunicação: o relato de como se tornou humano. Baseada no conto homônimo do autor tcheco Franz Kafka (1883-1924), a peça faz uma metáfora da anulação de qualquer tipo de singularidade dentro do mundo contemporâneo.

Relicário Inventado
O esquecimento visto como o reverso de um processo doloroso motivou o texto da peça. Com a ajuda do tradutor Ulisses, o garoto Ícaro tenta recordar como eram a mãe e a namorada, e, assim, superar a dor pela perda delas.


ESPECIAL

12 Homens e uma Sentença
No calor escaldante de um verão nova-iorquino, um júri de 12 homens se reúne para deliberar sobre o destino de um jovem acusado de matar o próprio pai. Parece uma decisão simples, mas os questionamentos do Jurado nº 8 podem mudar a ideia de seus colegas. A montagem é uma adaptação do filme homônimo de Sidney Lumet, de 1957, e recebeu o prêmio de Melhor Espetáculo de Teatro de 2010 da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).

Crédito: João Caldas/Divulgação Cena da peça "Depois Daquela Viagem", inspirada no livro homônimo de Valéria Piassa Polizzi

Depois Daquela Viagem
Baseado no livro homônimo de 1997, o espetáculo é o diário de Valéria, uma adolescente que contraiu o vírus HIV e precisou aprender como viver com a doença. A adaptação coloca em cena três Valérias e suas facetas: as memórias de infância e a relação com os pais separados; o convívio com os médicos, lidando com os preconceitos logo na descoberta da Aids; e a ida para os Estados Unidos, onde conhece gente nova, ampliando seus horizontes.

Homem Voa
Inspirado no livro de quadrinhos "Santô e os Pais da Aviação", de João Spacca, a peça mostra a história de Santos Dumont, da infância, quando era fascinado pela literatura de Júlio Verne, à concepção de seus inventos, à vida adulta na Paris da belle époque, marcada por grandes conquistas tecnológicas.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais