Cirque du Soleil e Peter Brook chegam a SP; veja estreias

Nesta semana, 22 espetáculos estreiam, reestreiam ou fazem apresentações especiais nos palcos de São Paulo. Confira o roteiro:

Crédito: Noel Celis - 21.jun.11/France Presse Apresentação de artista durante espetáculo "Varekai" do Cirque du Soleil, que estreia em SP

ESTREIAS

Cirque du Soleil - Varekai
O espetáculo do grupo circense do franco-canadense, inédito no Brasil, é repleto de números aéreos e se passa num cenário mágico: uma floresta profunda, no cume de um vulcão.

Confissões de um Cafajeste
Na comédia, um homem usa toda sua criatividade para alcançar e conquistar as mulheres e acaba se envolvendo em situações engraçadas.

Deolindo e Genoveva
Na montagem da companhia Lúdica, uma trupe se instala numa praça da cidade e atrai o público para a apresentação da história de amor de Deolindo e Genoveva (personagens principais do conto "Noite de Almirante", de Machado de Assis).

Desconhecidos
Na comédia, vários personagens históricos se encontram. William Shakespeare está escrevendo uma peça ao mesmo tempo em que ela é vista pelo público; é como se a mente do dramaturgo se transformasse no palco do espetáculo.

Crédito: Divulgação Os atores Felipe Folgosi (em pé), Darson Ribeiro e Samantha Dalsoglio (agachados) em cena do espetáculo "Disney Killer"

Disney Killer
No drama psicológico, os gêmeos Presley e Haley Stray têm uma vida repleta de pesadelos sobre violência e luxúria e conseguem sobreviver com uma estranha dieta, repleta de chocolates e pílulas para dormir.

Eik Tu, O que É que Aconteceu?
A trama ocorre em 11 de setembro de 2001 e retrata Kazys, um velho comunista, e seu neto Fábio, que têm suas realidades alteradas graças às imagens que passam na televisão.

Encontro nº 1 - Irmãos Travam Amizade
Adaptação do livro "Os Irmãos Karamazov", de Dostoiévsk, a peça é sobre uma conversa entre os irmãos Ivan, um ateu, e Alyocha, um monge noviço que enfrenta a vida fora do mosteiro.

O Inspetor
Baseada em "O Inspetor Geral", de Gogol, a montagem faz uma releitura multimídia, com uma mulher como governante de um vilarejo corrupto. A comédia revela o pânico que se instaura numa cidade após a notícia da chegada de um inspetor.

O Mistério de Ruan ou Ruana
A peça trata de uma mulher que abriu mão de todo o luxo e conforto para ter uma vida simples. Porém, anos depois, ela descobre que o marido é uma "drag queen", finalista de um concurso de Miss Drag Queen.

No Tom do Luar
O "pocket show" é conduzido por atores que cantam hits da música brasileira e internacional enquanto narram a trajetória de um músico da noite.

Crédito: Lucas Arantes/Divulgação Raul Barreto em cena de "Ridículos Ainda e Sempre", que comemora os 20 anos do grupo Parlapatões

Ridículos Ainda e Sempre
Adaptação de um texto do poeta russo surrealista Daníil Kharms, no qual cinco pessoas ridículas vivem situações aparentemente desconexas entre si.

REESTREIAS

12 Homens e uma Sentença
Adaptação para os palcos do clássico filme homônimo dos anos 1950, narra o impasse de 12 homens trancados numa claustrofóbica sala de júri. Está nas mãos deles a sorte de um jovem e, se houver um veredito unânime, o rapaz pode ser condenado à morte.

Crédito: João Caldas/Divulgação Cenas da peça "12 Homens e Uma Sentença", que reestreia no Tucarena

O Amante
Sarah e Richard são casados há dez anos, porém jamais tiraram suas máscaras. Eles disputam, competem e querem dominar um ao outro, sem que seja possível desconfiar quem está falando a verdade.

Armadilha para um Homem Só
Depois de reportar à polícia o desaparecimento de sua mulher, com quem se casou há três meses, um homem recebe a visita de um padre, que informa ter encontrado sua companheira, arrependida de tê-lo deixado.

Caleidoscópio
O grupo de "Jogando no Quintal" abre mão das máscaras de palhaços, características de sua linguagem, para construir histórias improvisadas que partem das lembranças de infância e dos sonhos dos atores.

Crusoé - Um Espetáculo sem Palavras
O espetáculo sem texto conta a história de um homem que, após ficar preso em uma ilha deserta, tenta desenvolver suas habilidades.

Ensina-me a Viver
Inspirado no roteiro do filme homônimo, narra o improvável romance entre uma mulher octogenária e um soturno rapaz de 19 anos.

Crédito: Marco Antônio Gamboa/Divulgação Arlindo Lopes e Glória Menezes encenam romance inusitado no espetáculo "Ensina-me a Viver"

Por que os Homens Mentem?
A comédia mostra situações em que a mentira se torna fundamental para o convívio social.

Se Eu Cozinho... Não Lavo!
A vida de Fábio muda radicalmente com a chegada de uma amiga de sua tia, que vem do interior para trabalhar como doméstica em sua casa.

ESPECIAL

Festival de Teatro Cidade de São Paulo
A terceira edição da mostra competitiva de teatro infantil e adulta. O melhores espetáculos ganharão uma temporada de quatro semanas no mesmo Teatro União Cultural.

Crédito: Pascal Victor/Divulgação Cena de "Uma Flauta Mágica", versão do diretor inglês Peter Brook para a clássica ópera de Mozart

Uma Flauta Mágica
O diretor inglês apresenta sua versão para "A Flauta Mágica", de Mozart, adaptação intimista da obra, com cenário modesto, composto de bambus que sugerem um bosque, grades de uma prisão e paredes de um castelo.

CIRCO

Caramba, Quanta Bobagem!
Tachinha é um artista circense que tem muito orgulho de percorrer o mundo apresentando sozinho um espetáculo completo. Jerônimo é um músico, que leva às ruas seu show "estrumental". O encontro casual entre os dois personagens resulta em um espetáculo com números de mágica, linguagem de palhaço e acrobacias cômicas.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais