Parlapatões completa 5 anos; veja 20 grupos com sede própria

Nem só de tapete vermelho e camarins iluminados são feitos os teatros de São Paulo. Pelo menos 20 deles estão escondidos atrás de portas de ferros, disfarçados de galpões e casarões antigos. Esses teatros são casas de vários grupos de teatro de São Paulo que, assim como o Parlapatões, têm sua sede própria.

Confira a galeria de fotos dos grupos

O grupo de Hugo Possolo e Raul Barreto ocupa o número 158 da Praça Roosevelt desde 2006 e comemora, neste domingo (11), 20 anos de companhia e cinco do espaço. Conhecidos pelo humor, os Parlapatões dizem que a sede ajuda a "arejar a mente", nas palavras de Possolo, pois recebem peças convidadas e aumentam a interação com outros atores e companhias da cidade.

Crédito: Lucas Arantes/Divulgação Hugo Possolo em cena de "Ridículos Ainda e Sempre", que comemora os 20 anos do grupo Parlapatões

Ter seu próprio espaço é um grande passo para um grupo. Roberto Alvim, diretor do Club Noir, que fica na rua Augusta e recebe também, além do público das peças, um pessoal interessado em tomar um café e ler um livro. "No nosso segundo espetáculo, "O Homem sem Rumo" (2007), percebemos o quanto era difícil ensaiar em espaços alugados e entrar no teatro uma semana antes da estreia para montar tudo e estrear."

As dificuldades também são grandes. Ivam Cabral, dos Satyros, primeiro grupo a se estabelecer na praça Roosevelt, em 2000, precisou enfrentar a criminalidade e até negociar com bandido pra poder abrir as portas à noite. Passados dez anos, os problemas mudaram. "A gente vai ter que sair da praça Roosevelt logo", diz. "O teatro é alugado, a praça está sendo reformada e o metro quadrado subiu muito. Não vamos ter dinheiro para pagar."

O Guia selecionou 20 grupos que têm sua própria sede na cidade, confira:


PRAÇA ROOSEVELT E REGIÃO

Espaço dos Satyros
Primeiro grupo a se instalar na Roosevelt, há 11 anos, o Satyros (fundado em 1989 por Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez) teve de enfrentar a criminalidade da região. O entorno motivou a temática de montagens como "Roberto Zucco", em cartaz. O espaço é simples e recebe peças de caráter investigativo, dos Satyros e de convidados.

Crédito: Rogério Canella/Folhapress Fachada do teatro Miniteatro, sede da Cia. da Revista, que fica na praça Roosevelt (centro de SP)
Fachada do teatro Miniteatro, sede da Cia. da Revista, que fica na praça Roosevelt (centro de SP)

Miniteatro
A sede da Cia. da Revista recebe montagens intimistas (que aproximam o palco da plateia) para adultos e crianças. O espaço foi erguido em 2009 e, no ano passado, teve uma pequena reforma. Hoje há uma caixa preta no andar superior. O térreo abriga uma creperia e mesinhas, mas eventualmente serve também como espaço cênico. A partir de 17/9, o ator português Gil Filipe apresenta o monólogo "O Incorruptível".

Pça. Franklin Roosevelt, 108, Consolação, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/2865-5955. 30 lugares.

Ivo 60
Inaugurado no ano passado, o espaço fica em uma pequena rua no centro, ao lado do Teatro de Arena Eugênio Kusnet e da sede da Cia. do Feijão. O Ivo 60, formado em 2000 por alunos da ECA-USP, procurava um local para ensaio, e o prédio se transformou também em um singelo teatro. Em outubro, o grupo promete uma programação especial para comemorar seus 11 anos e o primeiro da sede.

R. Teodoro Baima, 78, Vila Buarque, região central, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/8564-4248. 40 lugares.

Espaço Elevador
Uma portinha na rua Treze de Maio esconde a sede da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico, aberta no ano passado. O teatro tem pé-direito alto e dois mezaninos, que servem não só para abrigar equipe e equipamentos, mas também como extensão do espaço cênico. A plateia é móvel e pode se adaptar às montagens. No dia 27/10, a Boa Cia. estreia "Portela, Patrão Mário, Motorista" no local.

R. Treze de Maio, 222, Bela Vista, região central, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3477-7732. 50 lugares.


BELA VISTA E REGIÃO

Teatro Oficina
Um dos espaços mais antigos da cidade, comemorou, no mês passado, 50 anos da imponente sede no Bexiga. A construção, um projeto de Lina Bo Bardi, tem um palco em forma de passarela, fundamental para criar a proximidade entre atores e plateia. Sob comando de José Celso Martinez Corrêa, o grupo está em cartaz com "Macumba Antropófaga Urbana de Sampã".

Crédito: Rogério Canella/Folhapress Fachada do Galpao Folias, que fica em Santa Cecília (região central de São Paulo)
Fachada do Galpão Folias, que fica em Santa Cecília (região central de São Paulo)

Galpão do Folias
Ao lado do metrô Santa Cecília, o local é discreto de dia, mas ganha brilho à noite, quando recebe um público fiel, que vai pelas peças do repertório do grupo, de 14 anos, e também pelo simpático café do mezanino. O Galpão também recebe montagens convidadas. Nas próximas semanas, por exemplo, abrigará a mostra O Mundo É o que se Vê de Onde se Está. Atualmente, está em cartaz a peça "[*"As Três Velhas"".

Club Noir
A dificuldade de ensaiar em espaços alugados e chegar ao teatro pouco tempo antes da estreia levaram Roberto Alvim e Juliana Galdino, fundadores da experimental cia. Club Noir, a alugarem o diminuto espaço na rua Augusta em 2008. O local hoje abriga também um café, shows e uma livraria de HQs. Em outubro, o grupo estreia "Hieronymus nas Masmorras", apresentada no Festival de Curitiba deste ano.

R. Augusta, 331, Consolação, região central, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3255-8448. 44 lugares.

Espaço dos Fofos
Próximo ao Teatro Oficina, o galpão do grupo Os Fofos Encenam é amplo e se adapta a diversos tipos de palco (arena, italiano e corredor, por exemplo). A sede surgiu há dez anos como local para pesquisa contínua dos trabalhos da companhia. O espaço recebe atualmente sessões da premiada montagem "Memória da Cana".


OUTROS LOCAIS

Teatro Ventoforte
Foi dentro do parque do Povo que o grupo Ventoforte se estabeleceu em 1985. Porém, foi no Rio de Janeiro que nasceu, em 1974, com o ainda hoje diretor Ilo Krugli (Prêmio Shell pela contribuição ao teatro brasileiro em 2008) e outros integrantes. Com mais de 30 peças no currículo, o grupo foca as montagens infantis e populares. O local é grande: tem três salas, que variam entre 80 e 200 lugares.

R. Brig. Haroldo Veloso, 150, Itaim Bibi, região oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3079-9529. Estac. (R$ 15 -convênio; c/ manob.: R$ 20).

Crédito: Divulgação Tenda que abriga o grupo Engenho, no Tatuapé (zona leste de São Paulo)
Tenda que abriga o grupo Engenho, no Tatuapé (zona leste de São Paulo)

Espaço Sobrevento
Desde 1986 em atuação na região leste, o grupo Sobrevento se dedica à pesquisa do teatro de animação, tanto de formas quanto de bonecos. O espaço de 400 m², que só surgiu em 2009, tem, além da sala de espetáculos --que se molda à necessidade de cada montagem--, biblioteca e videoteca especializadas em teatro de bonecos. As encenações, em geral destinadas ao público infantil, são sempre gratuitas.

R. Cel. Albino Bairão, 42, Belenzinho, região leste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3399-3589. 100 lugares. </rgicon>d

Instituto Pombas Urbanas
O grupo Pombas Urbanas, criado há 21 anos pelo diretor peruano Lino Rojas, oferece espetáculos, oficinas e cursos gratuitos à comunidade da região de Cidade Tiradentes. O galpão de 1.600 m² já foi um supermercado. Recebe, nesta semana, o 4º Encontro de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo.

Av. dos Metalúrgicos, 2.100, Cidade Tiradentes, região leste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/2285-7758. 120 lugares. 4º Encontro de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo, sáb. a qui.: 10h às 20h. Até 17/9.

Engenho Teatral
O grupo Engenho existe desde 1973, mas foi só em 2004 que eles se fixaram na zona leste, onde hoje fica estendida uma lona branca, perto do metrô Carrão. Toda a programação do teatro é gratuita e, segundo o diretor Luiz Carlos Moreira, "não há preocupação em estar na mídia porque o foco de público é o povo da região mesmo". Em outubro, o Engenho vai estrear o espetáculo musical "Opereta de Botequim".

R. Monte Serrat, 230, Tatuapé, região leste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/2092-886, 200 lugares.


BARRA FUNDA

Casa de São Jorge
A Cia. São Jorge de Variedades tem se tornado uma especialista na Barra Funda. Isso porque, desde 2007, quando se fixou na região, passou a criar espetáculos que dialogavam com a realidade do local, caso da premiada montagem de rua "Quem Não Sabe Mais Quem É, O que É e Onde Está - Precisa se Mexer". Atualmente, a companhia prepara nova peça para o ano que vem.

R. Lopes de Oliveira, 342, Barra Funda, região oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3824-9339. 60 lugares.

Crédito: Cacá Bernardes/Divulgação Fachada da Casa Livre, sede da Companhia Livre, da diretora Cibele Forjaz
Fachada da Casa Livre, sede da Cia. Livre, da diretora Cibele Forjaz, na Barra Funda (região oeste de SP)

Casa Livre
Um galpão na região da Barra Funda virou, em 2006, a sede da Cia. Livre --da diretora Cibele Forjaz--, que só em 2009 passou a receber o público. O local não tem cadeiras fixas e se adapta a cada espetáculo. Em "Raptada pelo Raio", última montagem do grupo que esteve lá, redes de deitar eram estendidas para a plateia se acomodar. No começo de 2012, a companhia vai estrear a peça "Édipo Mestiço".

R. Pirineus, 107, Campos Elíseos, região central, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3257-6652. 40 lugares.


OUTROS TEATROS

Espaço Redimunho
O grupo Redimunho abriu a sede neste ano, com a estreia de "Marulho: o Caminho do Rio", ainda em cartaz. O galpão, próximo ao metrô Anhangabaú, recebe, além das peças, debates, oficinas, festivais e exposições.

Estúdio do Latão
Com a temporada de "Ópera dos Vivos" (atualmente em cartaz no CCSP), a Cia. do Latão tem usado o local apenas para seminários, oficinas e debates. Mas o espaço --uma casa em que mal se consegue ler o nome-- também recebe peças pequenas.

R. Harmonia, 931, Sumarezinho, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3814-1905. 60 lugares.
Núcleo Bartolomeu de Depoimentos
O núcleo tem sede na Pompeia desde 2006, e lá também recebe peças de outros grupos. Uma vez por mês, realiza o ZAP! - Zona Autônoma da Palavra, uma batalha de poesias. Em outubro, estreia "Orfeu Mestiço - Uma Hip-Hópera Brasileira".

R. Dr. Augusto de Miranda, 786, Pompeia, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3803-9396. 80 lugares.

Sede Luz do Faroeste
O melodrama é o tema do Pessoal do Faroeste, grupo liderado pelo paraense Paulo Faria. Um casarão de três andares recebe espetáculos com formatos variados. No momento, o local virou set de filmagem para o híbrido de teatro e cinema "Cine Camaleão - A Boca do Lixo".

Al. Cleveland, 677, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3362-8883. 30 lugares.

Teatro da Cia. do Feijão
Ocupado pela companhia desde 2004, o espaço tem plateia modular e hall de entrada usado também para exposições. O grupo apresenta no local a peça "Enxurro".

Teatro do Centro da Terra
Como o nome anuncia, a construção do teatro cria a impressão de que se está a caminho do centro da Terra, já que é necessário descer muitas escadas até se chegar ao palco. Fundado pelo diretor Ricardo Karman, o Kompanhia do Centro da Terra monta peças para crianças e também recebe convidados.

R. Piracuama, 19, Vila Pompeia, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3675-1595. 100 lugares. Estac. grátis (10 vagas).

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais