Comédia ressalta parceria entre Marieta Severo e Andréa Beltrão

Ainda que a morte seja o tema central de "As Centenárias", a montagem carioca que Marieta Severo e Andréa Beltrão levam ao teatro Raul Cortez (região central da capital paulista) é essencialmente uma comédia.

Crédito: Lenise Pinheiro/Divulgação

Quando encomendaram a peça ao festejado Newton Moreno, as duas atrizes queriam um texto solar. O dramaturgo, que se manteve em sua linha de pesquisa sobre a cultura popular nordestina, foi então ao encontro da arquetípica figura das carpideiras, profissão à beira da extinção.

Em ritmo vertiginoso, a encenação de Aderbal Freire-Filho incorpora elementos circenses para reproduzir a história das duas amigas que tentam trapacear a morte, enquanto choram em velórios.

Figuras como cangaceiros e coronéis também surgem para compor a trama. "Quando vimos o texto e descobrimos esses outros personagens, aí bateu um olho grande, queríamos fazer todos", conta Marieta Severo. Par dar conta desse desejo, Freire-Filho recorreu a dezenas de bonecos, que são manipulados pelas intérpretes e ajudam a compor o premiado cenário.

Informe-se sobre o evento

Leia outras notícias de Teatro

Especial

Livraria

Com: Marieta Severo e Andréa Beltrão. Duração: 90 minutos. Classificação etária: 14 anos.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais