Peças prometem sensibilizar o espectador paulistano

Longe dos grandes musicais e superproduções que cada vez mais conquistam o gosto do público, há pequenos teatros que abrigam encenações repletas de cantorias, batucadas de samba, versos ao piano ou simplesmente um banquinho e um violão. O Guia da Folha selecionou peças em cartaz, todas bem diferentes entre si, que prometem tocar fundo no espectador com sua trilha sonora. Abra os ouvidos.

O Capitão e a Sereia
A divertida montagem do grupo Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte, a partir do livro de André Neves, conta a história de uma trupe que perde seu astro principal, um homem que largou o sertão para conhecer o mar. A direção musical de Marco França usa apitos, tambores, xilofones e, ao prender chocalhos na roupa dos atores, também cria novos sons.
Informe-se sobre o evento

Ensaio sobre Carolina
Antes mesmo de se sentar nas cadeiras, o público já percebe o tom da encenação do grupo Os Crespos. Na porta do teatro, surge uma roda de terreiro, com músicas de escravos e distribuição de cachaça. Formada apenas por negros, a companhia não usa as canções para conforto ou identificação com a plateia. As fortes músicas têm como objetivo provocar reflexão sobre questões raciais e sociais.
Informe-se sobre o evento

Crédito: Divulgação
Em "Decameron", atores buscam público nas ruas em torno do teatro antes de iniciar peça

Decameron
Conhecido por suas espevitadas criações para alguns filmes brasileiros, como "Lisbela e o Prisioneiro" e "Meu Tio Matou um Cara", Zéu Brito é o responsável pelas composições da peça carioca. Em plena rua Augusta, atores globais vão buscar seu público usando a música como isca. Em cena, pratos, bumbos e pequenos versos dão o foco para as várias pequenas histórias.
Informe-se sobre o evento

Lamartine Babo
Antunes Filho escreveu uma homenagem ao compositor carioca e aos atores coube soltar a voz nas marchinhas de Carnaval ou nas canções emocionantes como "Serra da Boa Esperança". Sem nenhum efeito de luz ou mudança de cenário, a história precisa da música (levada por um piano, um violão e alguns instrumentos de percussão) para cativar, o que é uma suave surpresa para quem assiste.
Informe-se sobre o evento

Festa de Separação - Um Documentário Cênico
Proposta ousada dos antigos apaixonados Janaina Leite e Felipe Pinto, o espetáculo é uma cerimônia em que os atores compartilham com o público uma parte da vida real deles. Felipe entoa canções marcantes para o casal com seu violão ou projeta na parede videoclipes que lembram momentos que passaram juntos. Pode parecer piegas, mas é uma experiência inovadora.
Informe-se sobre o evento

Assista também

O Papa e A Bruxa
Sem medo de desagradar, os Parlapatões falam do abuso do poder das religiões e discutem assuntos sérios sem perder a graça e o ritmo. A primeira cena da peça tem não só música como dança coreografada que envolve padres e freiras.
Informe-se sobre o evento

Quem Inventou O Amor Foi Roberto Carlos
Uma banda executa músicas do Rei com violões acústicos e pianos elétricos, misturando às populares canções arranjos de Beach Boys e Marvin Gaye. Na peça, o som embala o amor de um jovem casal.
Informe-se sobre o evento

Terror e Miséria no Novo Mundo
Com maracatu e tango executados ao vivo, o espetáculo multimídia aborda episódios da trajetória sociocultural brasileira e faz um paralelo com a situação atual.
Informe-se sobre o evento

Leia mais em Teatro

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais