"Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo" é "road movie" pelo Sertão

Crédito: Divulgação

"Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo." A frase marcada num bar de beira de estrada nomeia o filme nacional exibido nesta sexta-feira (30) e é o fio condutor para os pensamentos de José Renato (Irandhir Santos), que sai para uma viagem de um mês pelo Sertão nordestino.

Geólogo, o homem precisa realizar um levantamento de moradores de certo território, que será tomado pela transposição de um rio. Nesse legítimo "road movie", enquanto percorre, solitário, as estradas áridas da região, o narrador rememora seu passado, o fim de seu casamento e a dor do abandono.

A produção, em tom de documentário, é composta por quadros estáticos, como fotografias, que retratam personagens locais, a paisagem isolada e as estradas vazias. As cenas ajudam a construir a ideia de solidão de José, mais intensa à medida que o geólogo se envereda pelo Sertão.

Através da viagem, o homem encontra também os próprios sentimentos e reflexões, que divide em frases como "todo casamento é perfeito, até que acaba".

Com direção e roteiro de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz --dupla que também conduziu "Madame Satã" (2002) e "Cinema, Aspirinas e Urubus" (2005)--, o filme foi exibido na 66ª Mostra Internacional de Veneza, em setembro deste ano.

Informe-se sobre o evento

Leia mais na Mostra

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais