Documentários mergulham nos bastidores da repressão

Crédito: Divulgação

Premiado no último festival É Tudo Verdade, o documentário "Cidadão Boilesen", de Chaim Litewski, traz à tona um polêmico personagem acusado de colaborar com o regime militar no país. O dinamarquês naturalizado brasileiro Henning Albert Boilesen foi presidente da Ultragaz e teve fortes ligações com a Operação Bandeirante (Oban), criada para barrar grupos guerrilheiros de esquerda nos anos de chumbo.

O filme mostra como ele ajudou a financiar os militares a combater os insurgentes. Um dos depoimentos mais impressionantes é o do ex-guerrilheiro Carlos Eugênio Paz, responsável por comandar a ação que acabou com a vida do empresário, em abril de 1971.

Informe-se sobre o evento

Crédito: Divulgação

O documentário "Entre a Luz e a Sombra" mostra a vida no Carandiru a partir da história de Sophia Bisilliat, uma atriz que chegou na penitenciária aos 20 anos e por lá ficou até o complexo ser desativado. Ao promover um concurso de música dentro da prisão, ela conheceu a dupla de rap 509-E, formada por Dexter e Afro-X.

Impressionada, conseguiu uma gravadora e a autorização para que saíssem da prisão para shows e entrevistas. Na tela, os sete anos em que a câmera da diretora Luciana Bulamarqui acompanhou a vida destes personagens.

Informe-se sobre o evento

Leia mais em Cinema

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais