São Paulo recebe exposições sobre cultura nordestina

Crédito: Divulgação
Obra do artista José Cláudio da Silva exposta na exposição "Arte que Banha o Nordeste"

A mostra "Arte que Banha o Nordeste" está em cartaz na cidade de São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes (zona oeste da capital), com obras de expoentes da arte nordestina.

Rego Monteiro, Ariano Suassuna, Aldemir Martins, Francisco Brennand, Cícero Dias e João Câmara são alguns dos artistas expostos na mostra. A exposição faz parte do projeto "Brasil Mostra a Sua Arte", que fica na cidade até 4 de maio.

A exposição reúne um conjunto de obras que procura mostrar como os diferentes artistas, de gerações distintas, registraram paisagens e tradições do território brasileiro. A idéia é resgatar memórias e histórias contadas por meio das obras e evidenciar a diversidade artística e cultural brasileira.

Pelas mãos desses artistas, os visitantes poderão conhecer mitos, lendas, festas, tradições e registros de belas paisagens do Nordeste --a primeira região das Américas a ser pintada pelos artistas europeus no século 16.

Confira mais informações sobre o evento

Crédito: Divulgação
Cantor, compositor e sanfoneiro Luiz Gonzaga, nos anos 70

"Rei do baião"

Nesta quarta-feira (2), estréia a exposição "60 Anos de Baião - Tributo a Gonzagão", às 11h, no Vale do Anhangabaú (região central da cidade de São Paulo). A mostra, que teve início em 25 de março, em Brasília (DF), percorrerá diversos pontos da capital e da Grande São Paulo até 30 de abril.

A abertura da exposição, em São Paulo (SP), terá apresentação musical do grupo "Os Gonzagas", composto por Chiquinha Gonzaga (irmã), Joquinha Gonzaga, Sérgio Gonzaga (sobrinhos) e Daniel Gonzaga (neto).

O evento homenageia Luiz Gonzaga, conhecido como "rei do baião" e compositor do sucesso "Asa Branca", gravado em 1947.

A mostra conta com 300 peças inéditas do acervo pessoal do músico. O evento é organizado pela União Geral dos Trabalhadores, como parte das comemorações do Dia Internacional do Trabalhador (1º de maio).

A mostra permanece aberta ao público, no Vale do Anhangabaú, até a próxima sexta-feira (4), das 9 às 18h. Outros locais como o parque da Juventude, largo da Concórdia, largo 13 de Maio, praça do Forró, parque do Carmo e o município de Carapicuíba também receberão a exposição até 30 de abril.

Leia mais

Especial

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais