Exposição mostra a história dos hábitos de higiene no Brasil

A evolução dos processos e hábitos da higiene pessoal dos brasileiros têm surpreendentes histórias. Para conhecer algumas delas, vale a pena visitar a exposição "Passado a Limpo - História da Higiene Pessoal no Brasil", que desde o último dia 6 está na estação Júlio Prestes, na região central de São Paulo (SP), e fica exposta até 15 de junho.

Crédito: Divulgação
A mostra "Passado a Limpo - História da Higiene Pessoal no Brasil" está exposta em SP

Baseada no livro homônimo do escritor e jornalista Eduardo Bueno, a exposição começa com o encontro entre indígenas e portugueses nas areias de Porto Seguro ("os pelados e os peludos"), revelado em detalhes na carta de Pero Vaz de Caminha, e se prolonga até o momento em que Luiz Inácio Lula da Silva assume a presidência do país.

Com curadoria da artista plástica Gláucia Amaral e produção de Luiz Henrique Amoedo, a mostra "Passado a Limpo" traz imagens da publicação reproduzidas em grandes painéis com relevos, apresentando uma nova visão sobre os costumes e o cotidiano dos brasileiros.

Asseio

O projeto desvenda curiosidades e fatores pitorescos em torno dos hábitos de higiene no Brasil decorrentes da grande miscigenação e diversidade cultural do Brasil. Ao estabelecer um vínculo estreito entre o asseio corporal e os rumos sociopolíticos e econômicos, a exposição apresenta uma nova visão sobre os costumes e o cotidiano dos brasileiros.

Outro destaque fica por conta da última parte da exposição, montada dentro de uma "casinha de papel higiênico", que aponta para o desenvolvimento da indústria e do mercado de higiene pessoal no mundo, além de ressaltar como o advento da publicidade interferiu nesse processo.

"Passado a Limpo - História da Higiene Pessoal no Brasil"
Estação Júlio Prestes - pça. Júlio Prestes, 148, Bom Retiro, região central, São Paulo, SP.
Seg. a dom.: das 4h às 24h. Até 15/6. Grátis.

Leia mais

Livraria

Especial

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais