Caixa Cultural expõe obras restauradas de Hansen Bahia

Crédito: Hansen Bahia/Divulgação
Autorretrato restaurado do xilógrafo alemão Hansen Bahia está na CC

A mostra "Hansen Bahia - ­ Restauração do Acervo" chega a São Paulo neste sábado (22), na Caixa Cultural da Sé, com 73 obras restauradas do xilógrafo alemão Karl Heinz Hansen (1915-1978), mais conhecido com Hansen Bahia.

Recuperados entre dezembro de 2006 e dezembro de 2007, 64 dos trabalhos foram feitos em suporte de papel e nove em matrizes de xilogravuras. A curadoria é de Lêda Deborah, que já levou o acervo ao Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba. Depois da temporada na capital paulista, que vai até 25 de outubro, a mostra volta para as cidades baianas Cachoeira e São Félix, onde fica a fazenda em que Hansen morou nos últimos anos de vida.

As obras e a fazenda pertencem à Fundação Hansen Bahia, que mantém sua sede em Cachoeira.

Conexão Alemanha - Brasil

Hansen mudou-se para São Paulo em 1950 --a convite de um diplomata brasileiro que conheceu na Suécia-- para trabalhar como artista gráfico numa editora de São Paulo. Três anos depois, foi morar na Bahia, onde realizou exposições, lançou álbuns de gravuras, criou painéis, concorreu ao Prêmio de Arte Contemporânea e participou da quarta Bienal de São Paulo.

Em 1959, quando viu que a Bahia não havia dado o retorno financeiro que precisava, o xilógrafo voltou para a Alemanha. Mas, antes, se despediu com a exposição "A Bahia de Hansen" e adotou o nome Hansen Bahia. O artista só voltou para o Brasil em 1966.

Até sua morte, em 1978, fez as exposições "Novos Trabalhos" (1973) e "Retrospectiva" (1976), em Brasília. Nesta última mostra, promovida pela embaixada da Alemanha no Touring Club Brasil, Hansen ofereceu sua obra à cidade de Cachoeira, por meio de testamento, e instituiu a fundação que leva seu nome.

Informações sobre eventos gratuitos e populares podem ser consultadas no site Catraca Livre.


Caixa Cultural - Sé - pça. da Sé, 111, Sé, região central, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3321-4400. Até 25/10. Ter. a dom.: 9h às 21h. Grátis. Classificação etária: livre.

Leia mais em Exposições

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais