"O Pequeno Príncipe" e Exupéry aventureiro estão na Oca, em SP

Crédito: Rafael Hupsel/Folha Imagem
Ala mostra como seria os planetas que o Pequeno Príncipe visitou na história do livro

Uma construção com proporções gigantescas como a Oca, no parque do Ibirapuera (região sul da cidade de São Paulo), já incita uma expectativa cada vez que um novo evento é anunciado. Qual a surpresa, então, da exposição "O Pequeno Príncipe na Oca", inaugurada na última quinta-feira (22) como parte das comemorações do Ano da França no Brasil?

A resposta: duas exposições gigantescas em um mesmo local --uma sobre o livro infantil e a outra sobre o escritor Antoine de Saint-Exupéry.

A esses dois temas, foram dedicados 10 mil m2 da Oca. Uma parte para recriar a fantasia desse mundo habitado pelo principezinho que diverte crianças e adultos há 66 anos. Outra para contar a vida de seu criador --esse sim um grande aventureiro.

Aviador, Exupéry viveu na Mauritânia, onde fez amizades com tribos nômades e conviveu com eles. Ele também gravou imagens durante suas viagens, com o sonho de produzir filmes --entre eles, "Igor", que seria ambientado no Brasil, mas nunca deixou de ser somente uma ideia.

Crédito: Divulgação
Avião simula acidente do escritor Exupéry, que forneceu inspiração para a sua obra máxima

Depois, abandonou o conforto quando morava nos Estados Unidos para participar da Segunda Guerra. E até passagem pelo Brasil o escritor registrou. Mas não é só. Exupéry sobreviveu a um acidente, em 1935, quando planejava ganhar uma bolada em dinheiro por cumprir a rota França-Saigon, em uma corrida aérea, mas seu avião se desviou do caminho e acabou caindo no deserto libanês. Esse último episódio gerou a inspiração para a obra "O Pequeno Príncipe".

Na ala dedicada ao pequeno personagem de cabelos desgrenhados, as crianças terão diversão à vontade pelo modo como a exposição foi montada. Há vários espaços temáticos, que remetem ao livro, para serem percorridos. Os pais, provavelmente, sairão com vontade de relembrar e reler a história com seus filhos.

Com material inédito até mesmo na França, a cenografia assinada por nomes importantes do meio --Daniela Thomas e Felipe Tassara-- também reserva momentos de pura fantasia em dois andares inteiros da Oca.

Como a orientação que os visitantes recebem logo ao entrar na mostra, a sugestão que fica é: siga as estrelas da exposição e deixe-se conduzir ao mundo único do Pequeno Príncipe e de seu criador.

A exposição só termina em 20 de dezembro. Visitas monitoradas e agendamento escolar são feitas pelo telefone 0/xx/11/3883-9090 ou pelo e-mail: atendimento@divertecultural.com.br.

Oca - parque do Ibirapuera, av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº, Ibirapuera, região sul, São Paulo, SP. S/ tel. Ter. a sex.: 9h às 19h. Sáb., dom. e feriados: 10h às 20h. Até 20/12/2010. Ingr.: R$ 18 (inteira), R$ 9 (meia-entrada) e grátis para menores de 3 anos, maiores de 60 anos, público especial e escolas públicas agendadas.

Leia mais em Exposições

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais