Novos recortes trazem mestres da pintura

Crédito: Divulgação

Romantismo - A Arte do Entusiasmo

O curador Teixeira Coelho extrapola a referência do romantismo para abarcar a arte dos últimos 500 anos na exposição que abriu na última sexta-feira (5) no Masp (Museu de Arte de São Paulo), região central. As 79 obras pinçadas do acervo do museu revelam as variações do conceito. A natureza aparece em obras de Pierre-Auguste Renoir, Paul Cézanne e Vincent Van Gogh.

O instante, como algo fugaz e impreciso, é registrado no passeio de canoa pintado por Claude Monet. Já o imaginário e a fantasia estão nas criaturas de Bosch.

Informe-se sobre o evento

Formas e Revelações

No recorte feito pelo curador José Luiz Alfonso para a exposição "Formas e Revelações", na Faap, estão reunidos os principais nomes do modernismo brasileiro, em 74 pinturas do acervo do museu, realizadas entre 1915 e 1962.

Candido Portinari revela no quadro "Mestiça" sua predileção por tipos populares. Tarsila do Amaral retrata o escritor Oswald de Andrade, um dos organizadores da Semana de 1922. Os rumos que o movimento tomou podem ser vistos na obra feita por Alfredo Volpi em 1957.

Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais