Pratos de vanguarda marcam festival de gastronomia chilena

Crédito: Divulgação

O coquetel pisco sour é uma das poucas coisas tradicionais da 2ª Semana Gastronômica do Chile, que começa nesta terça-feira (26), segue até sábado (30), no restaurante Tarsila (região oeste da capital paulista) e apresenta um viés moderno da gastronomia praticada no país.

Durante o evento, o chef da casa Marcelo Pinheiro recebe os chilenos Matías Palomo e Rodolfo Guzmán. Ambos representantes da cozinha de vanguarda do país.

Palomo já passou por verdadeiros templos da cozinha contemporânea, como o El Bulli, do espanhol Ferran Adrià. Já Guzmán ostenta o título de chef revelação de 2008, concedido pelo Círculo de Cronistas Gastronômicos do Chile.

O menu preparado pela dupla (servido apenas no jantar) é composto por três trilogias, uma receita exclusiva de cada chef, além de uma outra tradicional.

Texturas, cores e apresentação são trabalhadas desde a série de entradas: salmão gratinado (tradicional), salmão com broto de ervas, flores e pimenta de canela (criação de Guzmán) e vinagrete de caranguejo centolla, avocado (abacate) e quinua envolta em batatas, beterraba e espuma de cenoura (criação de Palomo).

Três entradas distintas apresentam de forma categórica as preferências de cada chef, como as ervas e flores comestíveis, características de Guzmán, e a cozinha chilena de acento vanguardista de Palomo.

A trilogia de pratos principais é composta de carré de cordeiro ao molho merkén, com purê de batatas defumadas (tradicional), o peixe congrio na churrasqueira com carvão de espinho e areia de cheiro-verde (criação de Guzmán) e o cozido de texturas que reúne purê de chouriço, crocante de repolho com mariscos e gelatina de curanto. "Quase um ecossistema em um prato", como gosta de definir Palomo, que exalta a presença de frutos da terra e do mar na receita.

Por fim, a trilogia de sobremesas reúne minidonuts com calda de açúcar mascavo (tradicional), o sorvete do deserto, com areia de mel e rochas de marshmallow (criação de Guzmán) e a torta de frutas vermelhas com merengue de lúcuma, de Palomo. Assim como lúcuma (fruta típica), temperos, azeites e outros ingredientes chilenos aparecem por todo o menu.

Informe-se sobre o local

*O jornalista Rafa Santos almoçou a convite do restaurante Tarsila e do programa Pro Chile

Leia mais em Restaurantes

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

Endereço: al. Santos, 1.123, Cerqueira César, região oeste, São Paulo, SP. Classificação etária: livre.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais