"Cada um com Seus Pobrema" e outras 22 peças saem de cartaz

Nesta semana, 23 espetáculos se despedem da cidade de São Paulo, como o sucesso humorístico "Cada um com Seus Pobrema", de Marcelo Médici, que leva multidões aos teatros desde 2004. Confira e programe-se para não perder nada.

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Crédito: João Caldas/Divulgação Mãe Jatira (foto) "tira o encosto" do público durante a peça; personagem é um dos 9 interpretados por Médici

Artaud - A Realidade É Doida Varrida
Uma coletânea de textos --reflexões sobre a vida e o teatro, a realidade e a loucura-- do poeta, ator, dramaturgo e encenador francês Antonin Artaud compõe a peça, com direção e interpretação de Marcos Fayad.

Cabaret Stravaganza - até domingo (27)
A cia. Os Satyros discute a relação do homem com a revolução tecnológica e suas implicações sobre a vida contemporânea, usando recursos de multimídia, internet e telefonia.

Cada Um Com Seus Pobrema
No monólogo cômico, Marcelo Médici apresenta, por meio de nove personagens, as agruras da profissão de ator. Vista por mais de 500 mil pessoas desde a estreia, em 2004, a peça traz de volta aos palcos --após um ano parada-- os trejeitos e trapalhadas do corintiano Sanderson, da Mãe Jatira, da Tia Penha, da Smurfete e do Mico Leão Dourado, entre outros. Tudo em meio a muito improviso, novas piadas e temas atuais.

Cartas a um Jovem Poeta
Tendo como base a troca de correspondências entre o poeta Rainer Maria Rilke e um jovem indeciso entre a carreira militar e a literária, a peça propõe uma viagem pelo universo do artista.

Confissões das Mulheres de 30
Repaginado, o espetáculo de Domingos Oliveira tem uma abordagem bem-humorada. As atrizes levam ao palco as preocupações e os temores das mulheres na faixa dos 30 anos.

Correnteza
Escrito para o crítico de teatro Alberto Guzik --morto em 2010 sem conseguir concluir o projeto--, o monólodo explora a relação cíclica entre três homens de uma mesma família: avô, pai e neto. A partir da alucinação do mais novo, que encarna os três personagens, são revistas as derrotas, as dores e a herança psicológica da família.

As Desgraçadas
Inspirado na obra "As Criadas", de Jean Genet, a peça altera os personagens e os problemas, mas mantém a temática. Em cena, a tensão do relacionamento entre duas empregadas e uma patroa.

Estação Paraíso/12
Dois personagens se encontram em um buraco do metrô. Um, branco, é um homem cheio de desilusões e quer dar um fim à própria vida. O outro, negro, é uma espécie de anjo da morte. A direção é de Celso Frateschi.

Fogo-Fátuo
A peça propõe uma releitura do mito de Fausto, que faz um pacto com o diabo para obter conhecimento e sucesso. Quem dá vida ao personagem é o dramaturgo Samir Yazbek, que também é o autor do texto. O Fausto de Yazbek é representado por um escritor obcecado por sua obra.

O Grande Espírito da Intimidade
A peç de Leo Lama revela o encontro de um casal: ele, um homem descendente de povos indígenas, ela, uma antropóloga. A encenação propõe um ritual, deixando o público sentado lado a lado com os atores.

Gravidade Zero
Sem pôr os pés no chão, utilizando técnicas especiais, o personagem interpretado por Rodrigo Matheus fala um texto ácido sobre a vida, o inconformismo e a solidão. O texto de Mário Bortolotto tem direção de Elias Andreato.

A Idade da Ameixa
Duas irmãs, que se correspondem por meio de cartas, relembram três gerações de mulheres de sua família que envelheceram confinadas em um casarão. Histórias são reveladas, misturando medos, frustrações, alegrias e anseios dessas mães, tias, filhas e avós, que falam de amor, solidão e liberdade. Na montagem, as duas atrizes dão vida não só às narradoras, mas também a outros cinco personagens femininos da trama.

Leila Baby
Leila é uma garota do interior que se muda para a capital. Na cidade, conhece Otávio, jovem niilista que contesta os sonhos e as pretensões de Leila. Os dois se envolvem em uma relação fadada ao fracasso. A peça tem texto e direção de Mário Bortolotto.

Mambo Italiano
Angelo vive uma relação amorosa com Nino, amigo de infância da colônia italiana, e vê seu relacionamento sofrer um duro golpe quando as famílias de ambos descobrem a amizade especial que eles têm.

Marlene Dietrich, as Pernas do Século
A vida da atriz e cantora alemã naturalizada americana Marlene Dietrich (1901-1992) é o enredo da peça escrita pelo crítico e dramaturgo Aimar Labaki. Jà idosa, Marlene, ícone do cinema e da música do século 20, conhece um jovem que não faz ideia de quem ela seja e acaba por seduzi-lo ao narrar sua trajetória. A montagem tem atores e músicos interpretando ao vivo canções imortalizadas na voz da diva.

Me Engana que eu Gosto?!
Carlinhos Bom de Boca, um ex-gari e autêntico "bon-vivant", percebe que o que dá dinheiro no Brasil é religião e política. Resolve, então, fundar sua própria igreja com o intuito de enriquecer de forma rápida e fácil.

A Mecânica das Borboletas
Remo e Rômulo são gêmeos que moram com os pais numa pequena cidade de interior do Sul. Ainda jovem, Rômulo foge de casa levando as economias da família. Após 20 anos sem dar notícias, ele retorna provocando conflitos e reações diversas.

Uma Mulher de Outro Mundo
Um famoso escritor e sua segunda mulher convidam uma conhecida médium para jantar. Para a surpresa deles, volta do além a primeira mulher do autor, que se mostra obsessivamente empenhada em tornar a vida do casal um inferno.

Ópera dos Vivos
Dividido em quatro atos, o espetáculo da Cia. do Latão compara a produção cultural brasileira atual com a dos anos 1960. "Sociedade Mortuária" acontece em um palco de semiarena que que lembra um canteiro de obras e o antigo teatro do Centro Popular de Cultura (da UNE). A história acompanha uma camponesa com dificuldades para enterrar o marido. "Tempo Morto" é um filme, uma espécie de "Terra em Transe" (clássico de Glauber Rocha de 1967) às avessas. A trama mostra um banqueiro que tem um "intervalo esquerdista" e se envolve com movimentos sociais. Em "Privilégio dos Mortos", um show traz referências ao tropicalismo. Já "Morrer de Pé" faz uma sátira da televisão contemporânea.

Quarto de Estudante
Dois amigos universitários decidem abandonar o curso de arquitetura para investir em seu potencial artístico e na carreira teatral. Logo surge a pressão da família e da sociedade.

A Serpente
O grupo Gattu se dedica à pesquisa sobre o universo de Nelson Rodrigues e realiza montagens em que estão presentes elementos do circo, da dança e da música. Duas irmãs tentam se equilibrar diante das adversidades de seus casamentos, em meio a sedução, ciúme, inveja e erotismo. Última peça escrita por Nelson Rodrigues, em 1978. O Grupo Gattu tem 11 anos de existência e costuma montar textos de autores importantes para a cultura nacional.

TPM Katrina
A comédia mostra o ponto de vista dos homens sobre as intempéries hormonais femininas.

UP3
Composta de esquetes musicais, a peça do Projeto UP traz 45 alunos com síndrome de Down da Oficina dos Menestréis.

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