Descubra quais as melhores peças em cartaz em SP

Se você quer ir ao teatro mas não sabe a qual peça assistir, o "Guia" fez uma seleção dos melhores espetáculos em cartaz segundo os críticos da "Folha". Confira e monte seu programa:

Siga o Guia no Twitter
Curta a página do Guia no Facebook

Crédito: Bob Sousa/Divulgação A companhia São Jorge de Variedades em cena da peça "Barafonda", que percorre quase dois quilômetros do bairro

ÓTIMAS (QUATRO ESTRELAS)

Cada um com Seus Pobrema
No monólogo cômico, Marcelo Médici apresenta, por meio de nove personagens, as agruras da profissão de ator. Vista por mais de 500 mil pessoas desde a estreia, em 2004, a peça traz de volta aos palcos --após um ano parada-- os trejeitos e trapalhadas do corintiano Sanderson, da Mãe Jatira, da Tia Penha, da Smurfete e do Mico Leão Dourado, entre outros. Tudo em meio a muito improviso, novas piadas e temas atuais.

O Capitão e a Sereia
Baseada no livro de André Neves, a peça da companhia Clowns de Shakespeare (RN) conta a história de uma trupe de artistas que apresenta pequenas cenas para a plateia enquanto espera seu astro principal aparecer.

Ópera dos Vivos
A Cia. do Latão apresenta uma peça composta por quatro atos que refletem sobre as mudanças na cultura brasileira dos anos 1960 até os dias de hoje.

Barafonda
O espetáculo itinerante percorre as ruas da Barra Funda, onde está localizada a sede da companhia São Jorge de Variedades, para contar a história do bairro. Passagens das tragédias gregas "Prometeu Acorrentado" e "As Bacantes" compõem a dramaturgia da montagem, da qual participam moradores da região. A peça começa na praça Marechal Deodoro, passa pelo elevado Presidente Costa e Silva, o Minhocão, e atravessa a linha do trem.

Tim Maia - Vale Tudo, O Musical
Em blocos temáticos, a peça conta a história do cantor Tim Maia, desde a infância no bairro carioca da Tijuca, passando pela formação da banda Vitória Régia. Integram o repertório do musical sucessos como "Vale Tudo", "Azul da Cor do Mar" e "Primavera".

Violinista no Telhado
Em um vilarejo judaico da Rússia czarista, o leiteiro Tevye luta para perpetuar as tradições e lidar com a hostilidade de ataques antissemitas.

BOAS (TRÊS ESTRELAS)

12 Homens e Uma Sentença
Adaptação para os palcos do clássico filme homônimo dos anos 1950, narra o impasse de 12 homens trancados numa claustrofóbica sala de júri. Está nas mãos deles a sorte de um jovem e, se houver um veredito unânime, o rapaz pode ser condenado à morte.

Dom Juan
A clássica história retrata um elegante e hedonista fidalgo (vivido por Rodrigo Lombardi) que a todos seduz. A cenografia foge do figurativismo, criando um jogo de espelhos que amplia, duplica e distorce as imagens das cenas e dos personagens.

Crédito: João Caldas/Divulgação Cena da peça "Ifigênia", da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico

Estação Paraíso/12
Dois personagens se encontram em um buraco do metrô. Um, branco, é um homem cheio de desilusões e quer dar um fim à própria vida. O outro, negro, é uma espécie de anjo da morte.

Ifigênia
A tragédia "Ifigênia em Áulis", de Eurípides, sobre um comandante que é impelido a sacrificar a própria filha, é o ponto de partida da peça da cia. Elevador de Teatro Panorâmico. Todas as marcações e personagens são improvisados --os atores decidem na hora quem irá fazer o que

Vermelho
Em seu ateliê, o pintor Mark Rothko (Antonio Fagundes) recebe seu novo assistente, Ken (Bruno Fagundes), para auxiliá-lo em uma grande encomenda. O encontro é mote para uma série de debates sobre arte e conflitos de gerações, além de trazer detalhes sobre a biografia do artista.

A Família Addams
Inspirado nos personagens criados pelo cartunista Charles Addams, o musical mostra uma bizarra e macabra família. Na trama, Wandinha, a filha mais nova do casal Gomez e Morticia, se apaixona por um doce e inteligente jovem de uma família tradicional. Para os pais Addams, o acontecimento vira a casa de cabeça para baixo, já que são forçados a organizar um jantar para o jovem e sua família.

Macumba Antropófaga 2012
Com novas cenas e músicas, o espetáculo do grupo Oficina é inspirado no "Manifesto Antropófago", de Oswald de Andrade e mostra figuras históricas e modernistas, como Tarsila do Amaral, Pagu e o próprio e Oswald.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais