Exposição traz arte óptica da Galerie Denise René, de Paris

Crédito: Divulgação
Uma das obras da exposição "Luz, Cor e Movimento", da Galerie Denise René, de Paris

De 18 de abril a 10 de maio, a cidade de São Paulo recebe a exposição "Luz, Cor e Movimento", que apresenta um conjunto de obras de artistas representados pela Galerie Denise René, de Paris (França). A exposição acontece no Gabinete de Arte Raquel Arnaud, na região oeste da capital paulista.

Entre os artistas representados estão expoentes da arte óptica-cinética como Yaacov Agam, Hugo Demarco, Victor Vasarely, François Morellet, Jean-Pierre Yvaral, Darío Peréz Flores, Jesus Soto, Hahuriko Sunagawa, Emmanuel e Freddy Fraek.

Com um total de 15 obras, a idéia da exposição é justapor obras realizadas nas décadas de 50 e 60 e outras nos dias de hoje. Gravuras, pinturas, esculturas e objetos mostram ao mesmo tempo "obras-referência" e a riqueza da produção contemporânea.

Engajada

Figura emblemática do circuito artístico francês, Denise René fundou sua primeira galeria em 1945, logo após o término da Segunda Guerra Mundial. Ela é reconhecida como a mais importante defensora da abstração geométrica e organizadora de "exposições-manifesto".

Em 1955, Denise René organizou a reconhecida exposição "O Movimento", concebida juntamente com Vasarely. Dois anos depois, René organizou a primeira mostra do artista holandês Piet Mondrian, na França.

A artista introdutora da arte contemporânea na Europa, aos 92 anos, atravessou o continente para mostrar a forte imagem da linguagem do seu trabalho no Brasil. Segundo os organizadores da exposição, é a primeira vez que a artista vem ao país.

"Luz, Cor e Movimento"
Gabinete de Arte Raquel Arnaud - r. Artur Azevedo, 401, Pinheiros, região oeste, São Paulo, SP, tel.: 00/xx/11/3083-6322. Seg. a sex.: das 10h às 19h. Sáb.: 12h às 16h.
Até 10/5. Grátis. www.raquelarnaud.com.

Leia mais

Especial

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais