Exposição traz 141 painéis de azulejos portugueses

Crédito: Divulgação
Azulejo exposto nas "Coleções do Museu do Azulejo de Lisboa"

A exposição "As Coleções do Museu Nacional do Azulejo de Lisboa", será aberta ao público nesta terça-feira (8), na Galeria de Arte do Sesi, região central da cidade de São Paulo. A mostra permanece na cidade até 20 de julho.

O Brasil recebe pela primeira vez a exposição que reúne 141 relíquias da coleção do Museu Nacional do Azulejo, de Lisboa, uma das mais importantes em todo o mundo. Entre as peças, o visitante poderá entender a origem e a evolução dessa arte de revestimento decorativo, que em Portugal sofreu a influência do azulejar árabe e holandês.

A exposição abrange o período que vai do século 16 aos dias atuais e está apresentada de maneira cronológica para que o visitante possa perceber toda a originalidade da azulejaria. Além da importância histórica do acervo, os azulejos e cerâmicas-- painéis, vasos, travessa e balaustres mostram técnicas (ponta de diamante, enxarquetado e ponta de corda) e estilos distintos (barroco, rococó, neoclássico, art nouveau e art déco).

Os motivos vão desde a influência árabe-- arabescos, geométricos, mosaicos e composições que lembram tapetes persas-- até albarradas (florais), mitológicos, marítimos (alusão às descobertas de novas terras por Portugal), brasões de nobreza, cenas do cotidiano, hagiológicos (vida dos santos) e animais (principalmente macacos e influência da fauna das colônias tropicais).

Relíquias

Entre as relíquias que se destacam pela importância histórico-artística estão o painel de azulejos do brasão dos Bragança, casa real de Portugal e do Brasil, de 1558; um rodapé com motivo de macacos, de 1565; os painéis com inspiração moura, dos séculos 16 e 17; e um mural em motivo floral, do século 17.

Em Portugal o azulejo é amplamente utilizado desde o início da Era Moderna. O Museu Nacional do Azulejo, instalado em 1980 no magnífico Convento da Madre de Deus, em Lisboa, reúne a mais extensa coleção de azulejos e cerâmicas da Europa.

A coordenação da exposição é de Maria Eduarda Marques e a curadoria de João Pedro Monteiro, do Museu Nacional do Azulejo, em Portugal.

"As Coleções do Museu Nacional do Azulejo de Lisboa"
Galeria de Arte do Sesi - av. Paulista, 1313 - em frente ao metrô Trianon-Masp. tel.: 00/xx/11/3146-7405. Até 20/7. Ter. a sáb.: 10h às 20h Dom.: 10h às 19h. Grátis.

Leia mais

Especial

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais